Escola moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO POR PROCESSOS
Na administração por processos o cliente é o foco. E necessário observar os processos principais de uma instituição e trabalhar toda a administração a partir dos clientes, pois assim se obtém mais produtividade. Não sendo viável dividir a empresa em partes fragmentadas dificultando assim a visão do todo. Segundo o professor José Ernesto Lima Gonçalves, daFaculdade Getúlio Vargas (FGV), processo se define como “um grupo de atividades realizadas numa sequencia lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tenha valor para um grupo específico de clientes”.
Existem duas formas de funcionamento dos processos: o tempo entre o pedido e a entrega do produto ao cliente e o tempo de processamento do serviço prestado. Esta teoria por processosvisa diminuir o tempo de realização destes dois processos. Os valores são os clientes, o produto e o fluxo do trabalho. A gestão por processos modifica o antigo sistema em que o colaborador conhecia somente a sua parte na produção.
Os funcionários que trabalham neste tipo de metodologia são multifuncionais, operando assim em diversas áreas do negocio, tendo assim um organograma horizontal. Saindoda mesmice na atividade profissional e sendo motivado a cumprir as metas dentro do prazo estipulado para a equipe. É preciso enxergar o funcionamento da empresa por processos e adotar os indicadores de desempenho.
Há dois tipos de processos: os centrais e os de apoio. Os processos centrais são sempre orientados para fornecimento do produto ou serviço para o cliente. Os processos de apoiosustentam as centrais ou medem seu desempenho. Os mais importantes são: Administração financeira, contabilidade, Recursos Humanos e compras.
A IMPLANTAÇÃO
Para implantar a gestão por processos é preciso capacitar o pessoal envolvido, e entender os desafios da empresa utilizando os processos fundamentais, identificando a melhor maneira de contribuição para o funcionamento dos processos e a negociaçãocom a área envolvida.
O gestor que fica responsável por determinado setor, se torna “dono” do processo. E como todo dono este profissional tem que se sentir responsável pela desenvoltura do trabalho. Terá que fazer as tarefas, se desenvolver bem e interferir em tudo que for necessário dentro de sua autoridade estabelecida.
Este profissional tem que ter a visão critica do cliente. Seu papel éfazer com que todos os direitos de seus fregueses sejam cumpridos e respeitados. As empresas ditas convencionais seguem um padrão de funções rígidas e pesada, já a por processo os colaboradores executam varias tarefas. Neste novo sistema o cliente intera no organograma.
Podem-se observar três tipos de atividades na empresa: as que o cliente não paga e não lhe agregam valor, as que os cliente nãopagam mas a empresa tem que fazer e a aquelas que o valor fica claro para o cliente e ele está disposto a pagar. Concluíram que o primeiro deveria ser eliminado e assim foi feito. No momento seguinte se descreve os processos da empresa, não mais focando na estrutura organizacional e sim nas formas dos processos, como eles passam a ser feitos na organização.
O presidente Ernesto Heinzelmann daEmpresa Brasileira de Compressores S.A (Embraco) no momento de crise financeira em sua gestão mudou a sua forma de administrar para atingir maior produtividade, escolheu o método da Administração por Processos ao invés de demitir funcionários.
“O nosso objetivo não era reduzir funcionários, mas atividades, porque queríamos crescer. Para isso, reunimos todas as lideranças da empresa e explicamosque essa era a forma que tínhamos para nos perpetuar no mercado. Montamos um time de trabalho priorizando os maiores talentos, que foram tirados de suas rotinas para ajudar na reorganização”, conta.
Nesta metodologia, passaram a descrever a organização não mais focando na estrutural organizacional da forma convencional conhecida, e sim passaram a observar os processos que atravessam a empresa....
tracking img