Escola moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COL. EST. DR. GILBERTO ALVES DO NASCIMENTO - EFN
FORMAÇÃO DE DOCENTES

FLAVIA, GIOVANA, MILLENA, LARISSA, BRUNA.

ESCOLA MODERNA

PIRAQUARA
2013
COL. EST. DR. GILBERTO ALVES DO NASCIMENTO – EFN
FORMAÇÃO DE DOCENTES

ESCOLA MODERNA

Trabalho de pesquisa orientada para obtenção de nota parcial referente ao 1º trimestre apresentada à disciplina de Estágio ministrada pela professoraSael, produzido pelas alunas Flavia, Giovana, Millena, Larissa e Bruna da série/turma 1º ano A Manhã.


PIRAQUARA
2013
SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO ............................................................................................. 03
II FUNDAÇÃO ................................................................................................ 04
III INTERNACIONALIZAÇÃO..................................................................... 05
IV PRINCÍPIOS ............................................................................................... 06
V ESCOLAS MODERNAS NO BRASIL ....................................................... 07
VI REPRESSÃO À EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA .......................................... 08
VII CONCLUSÃO........................................................................................... 09
VII REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................... 10

II INTRODUÇÃO

A Escola Moderna foi um movimento pedagógico progressivo de inspiração libertária que existiu no início do século XX, surgido inicialmente na Catalunha inspirado pela filosofia de ensino do pedagogo catalão Francisco Ferrer yGuardia.
Em oito de setembro de 1901, na cidade de Barcelona, na Espanha, Francisco Ferrer y Guardia fundou a Escuela Moderna (Escola Moderna) que tinha por princípios o fim da hierarquização na escola, a extinção da disciplina atrofiadora, enfim, “educar e formar a personalidade dos filhos do povo, mostrando-lhes todas as verdades sancionadas pela experiência, por meio da razão e guiados pelaciência”.
A missão da Escola Moderna consiste em fazer com que os meninos e as meninas que se lhe confiem, cheguem a ser pessoas instruídas, verdadeiras, justas e livres de todo preconceito. Para isso, substituirá o estudo dogmático pelo razoado das ciências naturais.

03
II FUNDAÇÃO

Fundada em 1901 na cidade de Barcelona por um grupo de ativistas, pedagogos e apoiadores entre eles Francisco Ferrere Anselmo Lorenzo, a escola tinha como objetivo "educar a classe trabalhadora em um ambiente racional, laico e não coercitivo". Apesar deste a admissão de estudantes vindos das classes médias foi maior do que das classes baixas. A escola era mantida em caráter privado que naquele tempo era considerado um princípio para ação revolucionária, seus estudantes eram motivados a se tornaremarticuladores das classes trabalhadoras.
A Escola Moderna de Barcelona foi fechada no ano de 1906, pouco tempo depois que seu idealizador Francisco Ferrer y Guardia havia sido executado pelo Estado espanhol por sedição.

04
III INTERNACIONALIZAÇÃO

A partir da execução de Ferrer e da tradução e divulgação de suas ideias acerca da pedagogia em diversos idiomas, coletivos estabelecidos na Argentina,Brasil, Canadá ,Cuba ,Estados Unidos, França e Inglaterra fundaram centenas de escolas modernas e publicações de periódicos em seus países. Geralmente de caráter experimental, vinculados a sindicatos e jornais libertários, e encontrando grande oposição por parte das autoridades, estes coletivos foram responsáveis pela formação de milhares de crianças em um ensino laico, pacífico, racional elibertário, se contrapondo a tendência dogmática e violenta do ensino tradicional geralmente vinculado a instituições religiosas.
Entre os docentes e apoiadores que fizeram parte das escolas modernas em diferentes países estavam intelectuais e ativistas, que cada qual a sua forma e a seu tempo, tornaram-se referenciais políticos ou científicos para as gerações posteriores. Entre eles destacam-se Emma...
tracking img