Alimentos organicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E AS
NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA


Ana Marta Martins

Resumo


Os PCN’S são um valioso instrumento que permite à escola, aos professores e aos alunos, potencializar a contextualização dos conhecimentos, tornando-os mais significativos, estabelecendo relações com suas vivências e atribuindo-lhes sentido. Este trabalho temcomo objetivo apresentar as novas perspectivas educacionais advindas da utilização dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’S, através da contextualização dos elementos de competência, da interdisciplinaridade e da transversalidade, referentes ao ensino da educação básica, compreendido como o intervalo seriado que vai do 1° ao 9° ano conforme a nova metodologia utilizada pelo MEC através da Lei nº11.274, de 06 de fevereiro de 2006, que estabeleceu a ampliação para nove anos do Ensino Fundamental. A introdução dos PCN’S nas escolas permitiu a adoção de uma nova postura por parte dos professores que passaram a ser mediadores do conhecimento, cabendo ao aluno o papel de agente na construção deste. Surge, então, uma nova concepção que se contrapõe a velha idéia de que cabia ao professor apura transmissão dos conteúdos por meio de explicações, exemplos e demonstrações seguidas de exercícios de fixação. De tal modo, os alunos passaram a ser estimulados a elaborar conecções entre os conhecimentos já construídos e aqueles que lhe serão apresentados. O presente estudo visa ampliar as possibilidades e os modos de utilização dos PCN'S pela comunidade escolar contribuindo, assim, para amelhoria da educação e a consequentemente apreensão por parte de crianças, jovens e adultos de uma ferramenta eficaz na promoção da integração social e do exercício pleno da cidadania.

Palavras-chave: PCN’S; educação; competências; interdisciplinaridade; tranversalidade.

Introdução

As altas taxas de reprovação, seguidas pela retenção e o consequente abandono escolar, sempre foram os grandesvilões, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental. A maneira como as disciplinas eram apresentadas sempre foi motivo de grande preocupação no universo acadêmico, sobretudo, no que se referia a condição de assimilação e da produção de conhecimentos por parte do corpo discente. Tal preocupação levou a um movimento de ruptura de velhos paradigmas, concretizado na luta por uma amplareforma educacional que propicia-se aos alunos a apropriação dos conhecimentos necessários a sua formação, que aproxima-se os conteúdos apresentados aos temas significativos do mundo atual, incluindo questões vinculadas à realidade, e que fossem simultaneamente interessantes e convidativas ao aprendizado.
O Ministério da Educação – MEC, a partir de 1996, deu início a uma reestruturação do sistemaeducacional brasileiro por meio da elaboração de documentos e no estabelecimento de novas diretrizes, entre as quais os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’S, elaborado “[...] com a intenção de ampliar e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governo e sociedade, e dê origem a uma transformação positiva no sistema educativo brasileiro” (BRASIL, 1998, p. 5).
Importantesalientar que até dezembro de 1996 a educação brasileira no que se referia ao ensino fundamental se estruturava com base na Lei Federal 5.692, de 11 de agosto de 1971. Tal lei tinha um caráter altamente generalista, pois, estabelecia tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio, objetivos gerais nucleares que exploravam timidamente elementos de auto-realização e o exercício dacidadania, sendo focado prioritariamente na preparação para o trabalho, reflexo de uma mentalidade tecnicista afeita ao período histórico por qual passava o país. As particularidades locais e regionais não receberam a devida atenção, havendo uma homogeneização de elementos tão díspares quanto dissonantes. A diversidade, uma característica nacional não fora levada em conta.

Desenvolvimento

A...
tracking img