Alfabetização de crianças surdas

Páginas: 11 (2684 palavras) Publicado: 13 de março de 2011
FACULDADE PORTO VELHO
CURSO DE PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS DE UMA DETERMINADA ESCOLA ESPECIAL

Francilene Sena da Silva

PORTO VELHO - RO
2010/ 1
FRANCILENE SENA DA SILVA

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS DE UMA DETERMINADA ESCOLA ESPECIAL

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Porto Velho, como requisito avaliativo parcial nadisciplina Pesquisa III: elaboração do projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, período, licenciatura, habilitação em Magistério dos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Orientadora: Prof. Silvana F. Wandroski

PORTO VELHO – RO
2010/ 1

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 PROBLEMATIZAÇÃO 5
4 OBJETIVOS 5
4.1Geral 5
4.2 Específicos 5
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
6 METODOLOGIA DA PESQUISA 7
7 CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9

1. APRESENTAÇÃO

A educação constitui direito de todos os cidadãos brasileiros, seja ele, surdo ou não e cabem as instituições de ensino dar condições de comunicação que garantam o acesso ao currículo e a informação. Contudo, de acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional (LDBEN, 1996) “é reconhecido o direito de todas as crianças, “normais” ou com necessidades especiais a educação de melhor qualidade, seja ela em uma escola especial ou regular”.

Este projeto terá como ênfase a alfabetização de crianças com surdez, tendo a LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e o português como uma segunda. Contudo, é necessário que haja umainteração entre ambas, para que a pessoa cresça desenvolvendo completamente suas capacidades cognitivas, linguísticas, afetivas e políticas.
Sabemos que muitas dessas crianças surdas sofrem descriminações pelo fato de serem consideradas “diferentes” e a alfabetização devolve a elas condições de exercer cidadania, conhecer quais são seus direitos e deveres, fazer com que os mesmos lhes proporcionembem-estar e integração igualitária dentro da sociedade. Segundo Perlin (2000) “O ser é interpretado como diferente (ou como deficiente) dependendo da posição ou do lugar que ocupa”.

Portanto é necessário que a criança esteja contato o quanto antes possível com a língua de sinais, pois essa constitui a sua língua própria, e é esse sistema que lhes assegura uma comunicação completa. Além disso, essalíngua tem papel importante no desenvolvimento cognitivo e social da criança, permitindo que adquira conhecimentos sobre o mundo que está a sua volta e auxilie no desenvolvimento de sua identificação com o mundo surdo. De acordo com QUADROS (1997), a língua de sinais também fornece todo o aparato lingüístico necessário para estruturação do pensamento e a aquisição da segunda língua, sendo esta, alíngua portuguesa.

Baseado neste contexto, o objetivo deste projeto de pesquisa é buscar conhecer a metodologia de ensino que a escola especial utiliza no processo de alfabetização da criança surda, tanto em língua de sinais quanto na língua portuguesa. Conhecer as dificuldades encontradas durante esse processo e o que faz para superá-las.

2. JUSTIFICATIVA

O interesse e a escolha dotema são de muita importância para a minha prática como professora, meu conhecimento e aprendizado. Também será de alta relevância para os profissionais da educação que tenham interesse em conhecer um pouco sobre a alfabetização e as metodologias de ensino das crianças surdas. Vários fatores fizeram com que esse interesse por alfabetização de surdos fosse aprofundado. Um deles foi o fato de teramigas com filhos surdos, o outro, é o fato de eu estar fazendo o curso de LIBRAS. Contudo, conhecendo mais sobre a alfabetização dessa criança, de certa forma saberei por onde começar a trabalhá-la.
Alfabetizar é mais do que ensinar as letras às crianças, é, também, passar conhecimento e é nesse processo de alfabetização que as crianças conhecem um universo novo de aprendizado. Portanto, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização de criança surdas
  • Alfabetização da criança surda na escola regular
  • O processo de alfabetização e letramento em crianças surdas
  • A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NA CIDADE DE PETROLINA-PE: UMA ANÁLISE
  • A alfabetização/letramento de crianças surdas: a importância do professor bilíngue
  • A criança surda
  • a criança surda
  • A criança surda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!