Politica monetaria - breve comentario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Política Monetária

2.1. Uma breve introdução conceitual: Explicação da Formação da Taxa de Juros a partir da Demanda por Moeda

John Maynard Keynes supunha que todos os ativos financeiros podiam ser divididos em dois grupos: a moeda e os demais ativos não monetários que genericamente denominamos títulos. O estoque de moeda (M) é definido como o papel moeda mais os depósitosbancários à vista, em contrapartida os títulos (B) são caracterizados como ativos financeiros de longo prazo, por exemplo: as ações. Keynes considera a forma pela qual os indivíduos decidem dividir sua riqueza financeira entre os dois ativos: moeda e os títulos. Num determinado instante do tempo, a riqueza (W) é fixa e como os títulos e a moeda são as únicas formas de riqueza, temos:
W = B + M
Com basenesta relação, pode–se dizer que se a demanda por moeda excede a oferta é equivalente a dizer, no agregado, que o público está tentando reduzir a proporção de riqueza possuída sob a forma de títulos, ou seja, esta aumentando a sua demanda por moeda através da venda dos títulos. Todavia, surge a pergunta: como igualar a demanda de moeda a sua oferta, ou, em outras palavras, como igualar a demandade títulos a sua oferta? A resposta seria o equilíbrio em um dos mercados (títulos ou moeda), isto é, o equilíbrio em um dos mercados implica o equilíbrio do outro.
Em um sentido mais fundamental, a taxa de juros de equilíbrio é determinada por fatores que afetam a oferta e a demanda por moeda. No caso da oferta, o determinante principal seriam as políticas do Banco Central. Já no caso dosfatores que influenciam a demanda, segundo Keynes, teríamos que avaliar três motivos que variam de acordo com cada indivíduo, que são: transação, precaução e especulação.
A partir daí, podemos entender os mecanismos que levam os investidores a tomarem suas decisões no mercado aberto (open market), que é classificado como o mercado no qual as autoridades monetárias, sobretudo o Banco Central de cadapaís, operam com títulos públicos de modo a regular e controlar os meios de pagamento, ao mesmo tempo em que financiam a dívida federal interna. É chamado de mercado aberto, pois não tem um recinto de negociações limitadas, sendo suas características principais:
i) Um mercado sem local físico determinado e com livre acesso à negociação. No Brasil, porém, tal denominação se aplica ao conjunto detransações realizadas com títulos de renda fixa, de emissão pública ou privada;
ii) Mercado de compra e venda de títulos públicos e privados sob a orientação do Banco Central; atuam no mercado aberto as instituições financeiras que negociam entre si sempre por telefone, sem necessidade de estarem presentes no mesmo local (como as Bolsas de Valores), para realizarem seus negócios;
iii)Também é conhecido por mercado secundário, onde são negociados títulos públicos já emitidos.

2.2. Operacionalidade da Política Monetária: Objetivos e Instrumentos
2.3.1. Objetivos finais da Política Monetária:
A definição dos objetivos para uma política monetária é de certa forma um tema polêmico dentro da teoria monetária, já que a principal discussão envolvida é a existência ounão de um trade-off (que pode ser manipulado) entre inflação e desemprego. A discussão envolve a aceitação de uma relação inversa, estável e instrumentalizável, entre nível de desemprego e taxa de inflação (a chamada curva de Philips). Isto é o que defende os keynesianos convencionais, enquanto para os monetaristas seria a observância da validade da idéia da taxa natural de desemprego sendodefinida por fatores reais, como eficácia do mercado de trabalho, nível de concorrência do mercado, obstáculos e/ou incentivos ao trabalho, etc.
2.3.2. Metas Intermediárias:
Diante do fato de que uma determinada medida tomada por parte da política monetária leva tempo para que se observem seus resultados, o Banco Central procura traçar metas intermediárias, onde é possível observar se as...
tracking img