Motociclismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que atrai os adeptos do motociclismo, antes de qualquer coisa é o instinto de liberdade. Andar sobre uma máquina potente e percorrer os vários lugares do Brasil e do mundo é o que faz esses amantesdas duas rodas se apaixonarem cada vez mais pelo o que fazem. Logo nas primeiras décadas do século XX, surgiram as corridas e conseqüentemente o encontros dessas pessoas que tinham um objetivo emcomum: a paixão pela moto. Com o tempo, esses motociclistas começaram a se reunir em finais de semana, transformando o que antes poderia ser intitulado apenas de um grupo, em um estilo de vida. Elespassaram a adotar escudos, vestimentas e ideologias próprias do movimento.

Os primeiros moto-clubes surgiram na década de trinta nos EUA, hoje são vários espalhados por todo o mundo. No Brasil omoto-clube mais antigo é o Moto Clube do Brasil, que é do ano de 1927. Uma coisa é certa, é preciso ter em mente que motociclista não é sinônimo de motoqueiro. Para eles, motoqueiro é qualquer pessoa quesimplesmente anda de moto, como um moto-taxista, um motoboy ou um entregador de pizza.
Ao regressarem da Segunda Guerra Mundial, muitos soldados não conseguiram se inserir novamente na sociedade deforma natural, acostumados com a adrenalina, partiram em busca de se encontrar como humanos passaram firmar de vez a cultura motociclista.
Os mitos e as referências colocando esses motociclistas comogangues violentas e marginais surgiu por volta da década de 1950, mais precisamente em 1947 com o episódio em Hollister na Califórnia, onde um fotógrafo publicou a foto de um motociclista bêbado emcima de uma moto e com cacos de garrafas pelo chão. A revista fez referência aos moto-clubes como se fossem vândalos. O filme O Selvagem com o ator Marlon Brando contribuiu significativamente paramanchar a imagem dos moto-clubes. O filme era bastante violento. Hollywood, no entanto conseguiu além de marginalizar o conceito de motociclistas, conseguiu a partir daí influenciar cada vez mais na...
tracking img