Esportes de aventura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPORTES DE AVENTURA: MOTOCROSS E ENDURO, PRÁTICAS EM JACOBINA


Michele Santos Silva*





Resumo: Este artigo aqui presente traz informações sobre a prática dos esportes de aventura, MotoCross
e Enduro em Jacobina, discutindo a segurança com que os mesmos são praticados, envolvendo seus apoios recebidos e seus equipamentos. Foram utilizados pesquisa de campo, trazendo assim,depoimentos de participantes, e envolvendo também pesquisas bibliográficas.


Palavras – chave: Esportes, MotoCross, Enduro, Praticantes, Jacobina



1. INTRODUÇÃO

Falar do MotoCross e do Enduro como prática de lazer em Jacobina, pra mim está sendo uma experiência nova. Sempre me interessei por esportes de aventura, apesar de não possuir coragem o bastante para praticá-los, masadmiro e apoio os praticantes dos mesmos.


Não há divulgação desses esportes aqui na cidade de Jacobina; e sem informação muitas pessoas alimentam um sentimento preconceituoso de que os praticantes são pessoas ociosas, não
procurando conhecer como funcionam ou como são praticados.


Por esses motivos coloquei sob investigação a prática do MotoCross e do Enduro,procurando conhecê-los melhor e saber um pouco mais sobre seus praticantes, pra isso utilizei a pesquisa de campo, entrando assim, em contato com os praticantes.

2. BREVE HISTÓRICO DE JACOBINA

A cidade de Jacobina é localizada no Piemonte da Chapada Diamantina, a 330 km da capital baiana, com uma população estimada de 76 mil habitantes. Possui uma rica beleza natural, pois é compostade serras, desfiladeiros, rios de águas cristalinas e belas cachoeiras, favorecendo assim, a prática de esportes de aventura conhecidos por muitos como esportes radicais.

3. ESPORTE DE AVENTURA

A palavra aventura vem do latim adventura que significa coisas que estão por vir, acontecimento inesperado.


Os esportes de aventura são esportes que possuem um riscofísico maior que os demais esportes, praticados por pessoas que na busca por si próprios, vão ao encontro de lugares pouco conhecidos. Assim, muitos partem livremente na busca de aventura e outros esbarram nela por acaso.


O autor Athos Eichler cita que o objetivo do aventureiro é cercado por séries de dificuldades e obstáculos, onde a emoção é exigida, incluindo a humilde sensação demedo.

4. COMO SURGIU O MOTOCICLISMO DE COMPETIÇÃO?

O MotoCross e o Enduro fazem parte do Motociclismo, que é a modalidade esportiva que envolve diversas formas competitivas em motos. A primeira prova de Motociclismo chamada de Motorcycle Scrambles ocorreu em 29 de novembro de 1897 em Surrey no subúrbio de Londres na Inglaterra, dando assim, início ao Motociclismo de competição.A Federação Internacional de Motociclismo foi criada em 22 de dezembro de 1904, mas o campeonato mundial só pôde ser realizado após a 2° Guerra Mundial, o torneio das nações começou a ser disputado em 1947 e o mundial de Cross em 1957 onde o italiano Giacomo Agostini foi o maior campeão da modalidade.


Foi entre 1907 a 1909 que chegaram as primeiras motos noBrasil, onde de início eram usadas apenas para locomoção, e a partir de 1914 passaram a ser utilizadas para disputa esportiva.

5. O MOTOCROSS

O MotoCross é uma modalidade desportiva praticada sobre motos de estilo Enduro, é uma forma de motovelocidade praticado em um circuito fechado, sendo a forma mais popular em corrida de motocicletas. É um esporte que exige muito de seuspraticantes, principalmente nos membros superiores e nos glúteos, raramente são observados nos participantes a questão da força, resistência e controle, pois o que mais é levado em conta nessa modalidade é a habilidade nas curvas e rampas. A largada do MotoCross é simultânea, tendo duas baterias que duram de 15 a 25 minutos cada, podendo ser de duas voltas.

6. O ENDURO

O enduro ao...
tracking img