Alerta contra vigorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É VIGOREXIA?
Conceito
* Vigorexia, ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação, e pode estar associada a uma auto-imagem um tanto distorcida, em quadro psicologicamente patológico
* É classificada como um Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e, maisespecificamente, se acompanhada de uma auto-imagem distorcida, é um transtorno dismórfico corporal
* As pessoas que sofrem da síndrome de Adonis (como é conhecida vigorexia), demonstram além obsessão pelo exercício físico, que as leva a se exercitarem até a exaustão, passando horas na academia de ginástica com o intuito de ficarem com o “corpo perfeito”, se submetem a dietas muito restritivas.
* QUAISSÃO OS SINTOMAS?
* Dentre as principais características de um portador de Vigorexia temos:
1. Excesso de exercício que visam aumento e definição muscular
2. Auto - imagem distorcida, acreditando ser sempre muito mais fraco do que realmente é
3. Uso abusivo de suplementos anabólicos, “queimadores de gordura” e esteroides anabolizantes
4. Isolamento social
* Os sintomasdescritos abaixo são os sintomas referidos pela pratica de exercício exacerbada, logo são os mais comuns à vigorexia:
1. Dores musculares persistentes
2. Fadiga persistente
3. Ritmo cardíaco elevado, em estado de repouso
4. Maior susceptibilidade a infecções
5. Maior incidência de lesões
6. Irritabilidade
7. 7. Depressão
8. 8. Perda de motivação
9. 9. Insônias10. 10. Perda de apetite
11. 11. Perda de peso
12. 12. Menor desempenho sexual

EPIDEMIOLOGIA
* Esse distúrbio, ao contrário da Anorexia e Bulimia Nervosa, é mais comum em homens de 28 a 35 anos de idade. Acredita-se que cerca de 10% dos freqüentadores assíduos das academias sejam portadores da doença.
* Na Espanha, os dados indicam que a 20.000 pacientes são afetados. E noBrasil cerca de 35.000 paciente afetados, sendo que a prevalência ainda é masculina
* Pesquisas também apontam outro dado intrigante que é um índice de prevalência baixa para mulheres com orientação sexual homossexual, percentuais semelhantes nos meninos heterossexuais, enquanto que os meninos homossexuais têm números próximos aos das meninas heterossexuais.
* Não há estudos concretos sobrea temática, pois se trata de uma doença de difícil aceitação e diagnóstico. Há estudos que mostram que 60% dos pacientes diagnosticados não buscam tratamento com um profissional correto, dificultando assim o levantamento de dados.

QUEM É A POPULAÇÃO ALVO?

São adolescentes, jovens frequentadores de academias e principalmente do sexo masculino, mas pode ocorrer também em mulheres.

E OTRATAMENTO?

Os indivíduos com vigorexia geralmente não buscam tratamento porque os métodos propostos fazem com que percam massa muscular.

Tratamento Psicológico
* Identificação de aspectos positivos da aparência física, encorajar atitudes mais sadias; enfrentar a aversão de expor o corpo.
* A psicoterapia também é indicada com o objetivo de fazer com que o indivíduo aceite-se como é eaumentar a auto- estima.

Outros tratamentos
* Orientação em relação aos distúrbios alimentares, através de profissionais como nutricionistas, psicólogos, treinadores.
* Alimentação adequada
* Neurotransmissores - serotonina

VIGOREXIA E ESTEROIDES ANABOLIZANTES
* Pesquisas realizadas apontam que uma grande porcentagem de frequentadores de academias no Brasil fazem uso deanabolizantes e suplementos para o ganho de massa muscular mais rápido!
* A causa do uso dos anabolizantes pelos vigoréxicos é que eles possuem a função de manter as características masculinas e ele aumenta a síntese proteica e assim aumenta a massa muscular do corpo .

Quais são os anabolizantes mais comuns?
* Deca Nacional
* Dianabol Russo
* Durateston
* Hemogenin
*...
tracking img