Vigorexia - pesquisa em campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vigorexia – Pesquisa em campo.
Os participantes são homens, pois segundo (Camargo, 2008) a prevalência da Vigorexia afeta com maior frequência homens entre 18 e 35 anos.
O perfil destesparticipantes seria Frequentadores assíduos de academia que se hiperexercitam na busca de um corpo perfeito ou como forma de melhorar alguma imperfeição em seu corpo. (Baptista 2005).
O local para a aplicaçãoé em academia, pois segundo (Mota, 2011 ) na etiologia da dismorfia muscular, aspectos socioculturais desempenham papel importante na
formação do referido transtorno, pois a importância da aparênciafísica para a sociedade na atualidade é notória. Isso pode ser visto, em parte, pelo grande número de notícias veiculadas na mídia sobre saúde, alimentação e exercício físico. A partir dessepressuposto, as academias de ginástica são os principais ambientes para encontrar pessoas com dismorfia muscular.
Ainda que não seja consenso os critérios diagnósticos para a vigorexia ou dismorfia muscular,Castro e Ferreira (2007) destacam os seguintes indicativos: (angel) preocupação excessiva com a “falta de músculo” do próprio corpo – o individuo dedica-se a pensar sobre isso mais de uma hora diária;(beer) dependência de exercícios físicos – insistência em praticá-los diariamente, presença de síndrome de abstinência, com quadro de irritabilidade, ansiedade e depressão se este é impossibilitado dese exercitar, e matem-se praticando exercícios físicos apesar de estar contra-indicado por motivos sociais ou médicos; (coffee) excessiva atenção a dieta – voltada para o desenvolvimento muscular;(d) aceitação do sofrimento e dano físico como caminho para conseguir o desenvolvimento muscular; (e) Baixa auto-estima - a dependência deriva de um quadro obsessivo-compulsivo que faz com que ovigorexico se sinta um fracassado; (F) controle continuo de peso – incluindo checagem do mesmo várias vezes ao dia; (g) medição da espessura dos múculos - ás vezes todas as manhãs, para observar se...
tracking img