Alcoolismo projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO


APRESENTAÇÃO:

Alcoolismo

Nossa equipe chegou a esse tema, devido a inúmeros problemas que as organizações enfrentam, quando se trata de um funcionário que é Alcoólatra. Isso afeta intimamente o comportamento dos empregados, como por exemplo:

➢ Constantes atestados médicos
➢ Acidentes de Trabalho
➢ Quedas na produção
➢ Conflitos familiares
➢ Agressões
➢Problemas financeiros
➢ Problemas de saúde
➢ E aposentadoria por invalidez e entre outros.

Objetivo e problema das pesquisas:

Segundo nossas pesquisas as empresas que possui um setor de produção pesado, com alto desperdício físico, acaba levando os funcionários sem estrutura interna para o alcoolismo.
Já deparamos por diversas vezes, casos semelhantes, aonde o funcionário chega embriagado notrabalho, e são orientado por colegas, ou até mesmo supervisores, mandando o funcionário para casa, sendo assim descontando o seu dia de trabalho em seu salário. Mas muitas das vezes o problema persistia em continuar, sendo assim o gestor manda o funcionário embora por justa causa. Sendo que essa aprovação da CLT (Consolidação das leis de trabalho) em mandar embora por justa causa, esta sendoreavaliada pela TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Porém as organizações têm que visar que o alcoolismo, e visto como doença ou dependência do álcool reconhecido pelo OMS (Organização Mundial da Saúde).
O ideal é que o funcionário se afaste por um período, para que se trate dessa doença, pois sendo doente tem as faculdades comprometidas e seu intelectual desorientado. Ele não pode ser tratado como umfuncionário qualquer.

Hipótese e Objetivos:

Pretendemos chegar com essas pesquisas, que novas formas de pensamentos e estudos que as organizações podem adquirirem, e adotarem em suas empresas, não só ajudará a organização a ter menos prejuízo, como o individuo voltar, ao seu estado normal, incluindo-se na sociedade e nas organizações novamente.
O diferencia mento entre o alcoólatra e aqueleque “exagerou na dose”, deve ser feita uma avaliação por médicos ou psiquiatras. Sendo assim, encaminhar o funcionário para o médico do trabalho, para ele verificar qual a situação em que o mesmo se encontra, pois avaliado e for constatado que o funcionário “exagerou na dose”, pode então mandar embora por justa causa. Sendo que a empresa estará amparada por laudos médicos e poderá comprovar em juizque se trata de um funcionário que não é alcoólatra.
Temos que também procurar ficar atentos para que os mesmos não voltem a beber, onde além de ter que pagar o tratamento, ele poderá ser demitido ser tiver quedas nos rendimentos, comum entre os viciados. A demissão tem que apontar baixo desempenho do funcionário.
Podemos chegar a um estudo, onde podemos reabilitar os ex- alcoólatra naorganização, para que esses não venham a ter queda, estudos mais profundos e idéias mais objetivas no decorrer do desenvolvimento do projeto irão expandir nossas idéias e conhecimentos, para novas técnicas na área do alcoolismo na organização.

Quadro Teórico:

Segundo nossa pesquisa tem ser tornado mais comum o uso de bebidas alcoólicas entre os funcionários nas organizações. Sendo um grande problema para asaúde publica. Segundo nossa pesquisa a principal base teórica sob a qual nos apoiamos é a Psicodinâmica do Trabalho, cujo autor mais conhecido é Christophe Dejours. Por meio dela, buscamos acessar relação psíquica com o trabalho, através da investigação das fontes de sofrimento e prazer,  das defesas acionadas para enfrentar os constrangimentos do trabalho. Os resultados mostram que algumasituação especifica do trabalho favorecem o aumento do uso de álcool, como: disponibilidade do álcool, pressão social para beber, baixos rendimentos, estresse e perigos, pressão contra horários e matas estabelecidas, isolamento social, e trabalho noturno.
Verificou que no Brasil e o terceiro motivo de absenteísmo no trabalho. Onde preocupa muitas as organizações a terem um quadro bastante reduzido...
tracking img