Intervenção social junto às famílias de alcoolista em taperi

2679 palavras 11 páginas
MARIA CONCEIÇÃO GUEDES DOS SANTOS PEREIRA

INTERVENÇÃO SOCIAL JUNTO ÀS FAMÍLIAS DE ALCOOLISTA EM TAPERI

Santa Terezinha
2011

INTERAÇÃO SOCIAL JUNTO ÀS FAMÍLIAS DE ALCOOLISTA EM TAPERI

Projeto apresentado à Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Cidade Santa Terezinha – Diocese de Amargosa-BA.

Santa Terezinha
2011

1. APRESENTAÇÃO

O alcoolismo é uma síndrome psicossocial determinada pela ingestão contínua e excessiva de bebidas alcoólicas causando dependência e compulsão com níveis elevados de alcoolemia.

Embora a dependência de álcool seja, globalmente, uma das causas que mais afeta o sistema de saúde, poucos estudos tem focado sobre a percepção pública a respeito.

Segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo é doença, mas a maior dificuldade é fazer as pessoas entenderem como isto funciona. Algumas acham que alcoolismo é falta de responsabilidade. A verdade é que algumas pessoas nascem com organismo predisposto a reagir de determinada maneira quando ingerem o álcool e só desenvolverão esta doença, se entrarem em contato com o mesmo.

É importante levar ao conhecimento destas pessoas: Os fatores que levam uma pessoa a beber pela primeira vez; Os que levam à continuidade; As fases que caracterizam a doença do alcoolismo; A ação do álcool no organismo; Os mecanismos de defesa; Os processos que levam da euforia à depressão; As curas; A recuperação; O envolvimento da família no processo de recuperação do doente; Os mitos que envolvem o consumo de bebidas alcoólicas; As mudanças de hábitos; A síndrome da abstinência; A legislação brasileira sobre o álcool.

Diante desta realidade e fazendo um estudo investigativo na localidade de Taperi, pode se observar o mal causado por essa doenças neste local.

Através desta pesquisa foi feito um levantamento no hospital Municipal, Delegacia, Unidade de Saúde Mental de

Relacionados