Alcool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁLCOOL

O álcool está associado ao aumento do risco de diversos tipos de câncer: boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, mama e intestino, e isso independe do tipo de bebida.
Para câncer defígado, o álcool representa o seu principal fator de risco, já que seu consumo pesado danifica as células do fígado, podendo levar à cirrose hepática que, por sua vez, é um fator de risco para o câncerde fígado.
Depois do tabagismo, o álcool é a principal causa do câncer de boca e esôfago. O contato direto do álcool com a mucosa pode danificar a permeabilidade das membranas celulares,facilitando a entrada de substâncias carcinogênicas.
Mesmo em pequenas quantidades, o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de câncer de mama, já que o álcool aumenta os níveis de estrogênio noorganismo.
O risco de desenvolvimento de câncer associado ao consumo de álcool aumenta conforme a quantidade consumida, mas mesmo em pequena quantidade pode aumentar o risco.

AGENTESINFECCIOSOS

Embora de pouco conhecimento por parte da população, as infecções então entre as principais causas do câncer, superadas apenas pelo tabagismo e alimentação inadequada. Estima-se que cerca de18% dos casos de câncer estejam associados a agentes infecciosos no mundo.
Certas infecções podem provocar alterações, que, de uma forma direta ou indireta, podem levar ao desenvolvimento do câncer.Entre os principais agentes envolvidos, destaca-se o Papilomavírus humano (HPV), Helicobacter pylori, os vírus das hepatites B e C.

Papilomavírus humano
O Papilomavírus humano (HPV) é umvírus sexualmente transmissível que está associado a diversos tipos de câncer. Alguns tipos de HPV [como os HPV 16, 18, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59 ou 66] podem causar câncer cervical.
O HPV éconsiderado o agente infeccioso mais importante no desenvolvimento do câncer. A ele se atribuem casos de câncer do colo do útero, vagina, vulva, pênis, ânus, boca e orofaringe.

Helicobacter...
tracking img