Estudos de algumas propriedades dos metais alcalinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

ESTUDOS DE ALGUMAS PROPRIEDADES DOS METAIS ALCALINOS
Realizada em: ??/03/2012

PONTA GROSSA
2012/1
1. INTRODUÇÃO:

Os metais alcalinos compreendem os elementos do Grupo 1 da tabela periódica. Um grupo bastante homogêneo, com a química mais simples que qualquer outro. Este grupo éformado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Estes metais possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente formam compostos univalentes, iônicos e incolores.
Apesar de sua grande semelhança química, estes elementos não ocorrem juntos, principalmente por causa dos diferentes tamanhos dos íons.Os metais alcalinos compreendem os elementos do Grupo 1 da tabela periódica. Um grupo bastante homogêneo, com a química mais simples que qualquer outro. Este grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Estes metais possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente formamcompostos univalentes, iônicos e incolores.
Também são sólidos metálicos maleáveis. Todos têm propriedades metálicas características, como brilho metálico prateado e altas condutividades térmicas e elétricas. O nome alcalino deriva de uma palavra árabe que significa cinzas. Os elementos têm baixa densidade e baixos pontos de fusão. Essas propriedades variam de maneira razoavelmente regular com o aumentodo número atômico. Os metais alcalinos são todos muito reativos perdendo rapidamente um elétron para formar íons com carga 1+.Os metais alcalinos são voláteis e podem ser isolados na forma pura, por destilação de misturas de reação.
As superfícies dos metais alcalinos recém preparados apresentam um brilho prateado característico. Os metais são bons condutores de eletricidade e calor, e formam ogrupo mais mole (macio) e com os menores pontos de fusão.
As propriedades físico-químicas dos metais alcalinos estão intimamente relacionadas com sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Todos os elementos são metais, excelentes condutores de eletricidade e moles. São muito reativos e perdem rapidamente o brilho quando expostos ao ar seco. Todos reagem com água, liberando hidrogênio e formandoos correspondentes hidróxidos. Queimam ao ar formando óxidos, embora o produto formado varia de acordo com o metal. Reagem com enxofre formando sulfetos. São muito eletro positivos formando bases muito fortes e oxossais muito estáveis.
Estes metais são assim chamados porque ao reagir com água formam bases solúveis, que antigamente recebiam o nome de álcalis. Todos os elementos deste grupo sãosólidos à temperatura ambiente e excelentes condutores do calor e da eletricidade. Os metais alcalinos constituem a primeira coluna da tabela periódica. São todos moles, podendo ser cortados com faca. Os metais alcalinos não se encontram livres na natureza devido à sua extrema reatividade (são os mais reativos de todos os metais). Mas seus compostos existem em abundância, quer em dissolução na água domar ou nas águas minerais, bem como também no estado sólido no solo.  Possuem brilho quando recém cortados, mas se tornam logo foscos devido à rápida oxidação que sofrem quando em contato com o ar, por devem ser guardados sempre em frascos contendo óleo mineral (vaselina ou querosene isentos de enxofre).

2.1.1 Metais Alcalinos
Os elementos do Grupo I possuem uma química bastantehomogênea, mostrando de modo bem claro os efeitos do tamanho crescente dos átomos em suas propriedades físicas e químicas. Por terem bastantes semelhanças possuem talvez a química menos descomplicada de toda a tabela periódica. Todos são metais formam cátions monovalentes e são bons condutores de eletricidade, moles e muito reativos. Isso pode se justificar por possuírem na camada de valência em...
tracking img