Metais alcalinos e metais alcalino-terrosos

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
Fundamentos de Química
2013/2014






Metais Alcalinos e metais

Alcalino-terrosos





Realizado por:
Alexandra Teixeira nº45667
Índice















Resumo

A atividade experimental realizada teve como objetivo a observação e o estudo de algumas reações e propriedades dos metais alcalinos (nomeadamente, o lítio, o sódio e o potássio) e metaisalcalino-terrosos (nomeadamente, o berílio, o magnésio e o cálcio).
No âmbito dos metais alcalinos, foram observadas as reações do lítio, do sódio e do potássio em meio aquoso e posteriormente foi medido o pH das respetivas soluções com papel indicador, verificou-se que em todas o seu pH era básico.
A solução de sódio foi posteriormente titulada com solução de ácido clorídrico. Esta titulação teve comofinalidade determinar a quantidade de sódio que reagiu.
De seguida, foi efetuado o estudo dos cloretos, no qual foram utilizados uma solução saturada de cloreto de lítio e uma solução de cloreto de potássio, adicionando primeiramente amónia e fluoreto de amónio a cada uma das soluções; e depois amónia concentrada e carbonato de amónio, registando a ocorrência ou não das respetivas reações e seusprodutos formados.
Seguidamente, passámos ao estudo dos metais alcalino-terrosos. Foram observadas as reações do cálcio e magnésio em água e ácido clorídrico e foi efetuado o registo do pH de cada uma das soluções. Depois estudou-se o comportamento ácido-base de soluções de iões alcalino-terrosos, no qual foram utilizados sulfato de berílio, cloreto de cálcio e cloreto de magnésio. Estes sais foramdissolvidos em água e foi registado o pH das soluções. Posteriormente, foi adicionado às soluções hidróxido de sódio e também excesso do mesmo a fim de observar as reações ocorridas.
Esta atividade experimental comprova que existem certas propriedades químicas e físicas que variam ao longo dos grupos na Tabela Periódica. Os primeiros elementos de cada grupo (neste caso, Li – Grupo 1 e Be – Grupo2) comportam-se de forma diferente relativamente aos restantes, tal pode ser justificado devido ao facto dos seus átomos serem mais reduzidos e existir uma maior relação carga-raio. Verificou-se que a dureza dos metais diminui ao longo do grupo devido ao consequente aumento da densidade eletrónica, que resulta numa maior facilidade em remover os eletrões de valência, que se traduz numa maiorreatividade. Como tal, a energia de primeira ionização diminui ao longo do grupo.

Introdução Teórica

Os metais alcalinos são elementos pertencentes ao Grupo 1 da Tabela Periódica, nomeadamente: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Estes metais têm esta designação devido ao facto de reagirem facilmente com água, formando hidróxidos (substâncias alcalinas oubásicas), com a libertação de hidrogénio. Reagem também facilmente com oxigénio formando óxidos. Por essa razão devem ser armazenados em parafina, para evitar que reajam com o vapor de água ou oxigénio da atmosfera.
São elementos extremamente reativos devido ao facto de terem uma energia de primeira ionização relativamente reduzida, – que diminui ao longo do grupo - perdendo facilmente o eletrãoque se encontra na última camada, tomando assim a configuração eletrónica do gás raro que lhes antecede. Tal explica a tendência que estes elementos têm em formar compostos iónicos no estado sólido. Apresentam um único eletrão de valência (na orbital s), formando por isso iões monopositivos (M+). Outra das características destes metais é a sua fraca eletronegatividade.
Relativamente às suaspropriedades físicas, estes metais são macios e podem ser facilmente cortados com uma faca, são pouco densos e apresentam temperaturas de fusão e ebulição menores quando comparados com outros metais.
No caso dos metais alcalinos, os seus catiões podem ser identificados num composto iónico através do teste da chama, onde cada metal emitirá uma chama de cor característica. Tal deve-se ao facto das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metais alcalinos e alcalinos terrosos
  • metais alcalinos e metais alcalinos terrosos
  • Metais alcalinos e alcalino-terrosos
  • Metais alcalinos e metais alcalinos terrosos
  • Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos
  • Metais alcalinos terrosos
  • Reatividade dos metais alcalinos e alcalinos terroso
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!