Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014



METAIS ALCALINOS
E
METAIS ALCALINOS TERROSOS


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Campus Nilópolis
Bacharelado em Química
Química Inorgânica IV
Turma: BQ 2012/1 – 3° Período

Data da prática: 07/05/2012
Data da entrega do relatório: 21/05/2012

Alunos:

Karolyne Dalarme,




Objetivo:
Verificação das propriedades inerentes aos elementos do grupo 1( metais alcalinos) e do grupo 2 ( metais alcalinos terrosos) da tabela periódica.

Introdução:

Metais alcalinos - grupo 1
Os metais alcalinos são lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio. Todos os elementos são metálicos e formam compostos iônicos simples, a maioria dos quais são solúveis em água. Os elementos também formam um número limitado de complexos e organometálicos.Todos os elementos do Grupo 1 são metais com configuração eletrônica ns1. Eles conduzem eletricidade e calor, são macios e têm pontos de fusão baixos que diminuem ao descermos no grupo. A maciez e os baixos pontos de fusão vêm do fato de que a ligação metálica é fraca, pois cada átomo contribui com somente um elétron para a banda de orbitais moleculares. Todos eles adotam estrutura cúbica de corpocentrado e, uma vez que esta estrutura não é de empacotamento compacto, todos têm baixas densidades. Todos os metais formam ligas.

As propriedades químicas dos elementos do grupo 1 se correlacionam com a tendência nos seus raios atômicos. O aumento do raio atômico leva a diminuição da primeira energia de ionização à medida que descemos no grupo, pois a camada de valência fica cada vez maisdistante do núcleo. Uma vez que as suas primeiras energias de ionização são baixas, os metais são reativos, formando facilmente íons M+ e com facilidade cada vez maior à medida que descemos no grupo. Assim o lítio reage suavemente com a água, o sódio vigorosamente, o potássio reage de maneira tão exotérmica que o hidrogênio liberado se inflama, e o rubídio e o césio reagem explosivamente:
2 M (s) + 2H2O (l)  2 MOH (aq) + H2 (g)
Esta tendência de formar M+ em meio aquoso é confirmada pelos potenciais padrão dos pares M+/M, os quais são todos grandes e negativos, indicando que os metais se oxidam facilmente.

Todos os elementos devem ser guardados submersos em um solvente hidrocarboneto para evitar a reação com o oxigênio atmosférico, embora lítio, sódio e potássio possam ser manuseados aoar por curtos períodos. Rubídio e césio devem ser sempre manuseados sob atmosfera inerte.

A. Reatividade

Materiais e reagentes
2 bécheres de 200 mL
Pedaços pequenos de sódio e de lítio

Procedimento
Coloque, em dois diferentes bécheres de 200 mL, 50 mL de água destilada. Em seguida, adicione cuidadosamente, ao seu respectivo bécher, pedaços pequenos de sódio (Na) e de lítio (Li).Realizar tal experimento na capela. Observe e anote o que acontece.

Resultados e discussão

Observações feitas durante o experimento: a reação ocorre mais vigorosamente na superfície do experimento. Havendo muitos choques entre a parede do bécher e o metal, por isso é importante que o recipiente em que a reação está sendo realizada tenha grande área superficial.

Resultados
Equações químicas:2 Na(s) + 2H2O(l)  2 NaOH(aq) + H2(g)
2 Li(s) + 2H2O(l)  2 LiOH(aq) + H2(g)

O sódio (Na) reage vigorosamente com a água, é o mais reativo e tem maior potencial de oxidação em relação ao lítio;
O lítio (Li) reage suavemente com a água, é menos reativo e tem o menor potencial de oxidação dentre os metais alcalinos.
Potencial padrão de oxidação: Li = - 3,04 V e Na = - 2,71V

Discussões
Oraio do lítio é menor do que o do sódio tendo em vista que o raio atômico aumenta de cima para baixo no grupo. Este fato faz com que a 1° energia de ionização diminua já que a os elétrons da camada de valência se afastam do núcleo, logo fica menos difícil retirá-lo do átomo. Por isso que o sódio é mais reativo que o lítio e reage de forma mais vigorosa que este.

O potencial de oxidação de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metais alcalinos e alcalinos terrosos
  • metais alcalinos e metais alcalinos terrosos
  • Metais alcalinos e metais alcalino-terrosos
  • Metais alcalinos e alcalino-terrosos
  • Metais alcalinos e metais alcalinos terrosos
  • Metais alcalinos terrosos
  • Reatividade dos metais alcalinos e alcalinos terroso
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!