O comportamento do consumidor feminino no segmento da moda intima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o comportamento do consumidor feminino no segmento da moda íntima






Nome: Marisa Silva da Costa
IERGS – Istituto Educacional do Rio Grande do Sul – UNIASSELVI

Orientador: Prof° ES. Marcelo Folleto



Resumo

O presente artigo tem a finalidade de estudar e entender o comportamento do consumidor feminino no segmento da moda íntima – lingerie. Trazendo as primeiras definições ea uma breve história do nascimento da moda íntima com o surgimento das primeiras peças de lingerie. Abordando os motivos que levam as mulheres a consumir os produtos de moda íntima. Para apurar dados, foi realizada uma pesquisa, baseada no método qualitativo, num grupo de composto de 54 mulheres, clientes da loja Ananza Collection, na faixa etária compreendida entre 16 e 65 anos de idade.Apontando os estímulos e motivos que justificam um mercado de consumo em franca ascensão, não só nos diversos pólos de lingerie espalhados no Brasil, como também no âmbito mundial.

Palavras-chave: Moda Íntima. Comportamento do Consumidor. Ananza Collection.


CONSUMER BEHAVIOR IN FEMALE FASHION INTIMATE SEGMENT


Abstract

This article aims to study and understand consumer behavior in thefemale segment of underwear - lingerie. Bringing the first definitions and a brief history of the birth of fashion underwear with the emergence of the first pieces of lingerie. Addressing the reasons that lead women to consume the products of underwear. To establish data, a survey was conducted based on qualitative methodology, a group composed of 54 women, shop customers Ananza Collection, agedbetween 16 and 65 years of age. Pointing to the stimulus and the reasons for a consumer market in frank rise, not only in the various centers of lingerie spread in Brazil but also worldwide.

Keywords: Intimate Fashion. Consumer Behavior. Ananza Collection.


1 INTRODUÇÃO


O comportamento do consumidor é determinado por vários fatores que influenciam no poder de decisão, na hora dacompra. Com a libertação feminina, que teve inicio nos primórdios do século XX, as mulheres mudaram radicalmente seu comportamento, incentivadas pelos movimentos feministas em todo o mundo. No Brasil essa transformação teve inicio na década de 40, as mulheres tornaram-se independentes, a partir do momento que começaram a buscar seu espaço na sociedade, no mercado de trabalho, nas escolas, na política,tornando-se com o passar do tempo, excelentes profissionais e nos dias atuais já comprovaram sua brilhante capacidade, desmistificando a figura do sexo frágil, deixando para trás a faixa de “rainha do lar”.

Todas essas mudanças trouxeram outra visão ao sexo feminino, que descobriu que poderia expressar seu amor, ser feliz, acreditar em seus sonhos e confessar seus prazeres, libertando-se emdefinitivo das antigas amarras da repressão.

Este trabalho busca identificar e revelar o comportamento do consumidor no segmento da moda íntima, pois a lingerie deixa se der uma simples roupa íntima, para tornar-se fonte de fantasias, realizações de desejos e formas de encantamento das mulheres e não raro do sexo oposto, podendo contar com o segmento de produtos eróticos em franca expansão,para agregar valores, apimentando os relacionamentos.

O estudo do comportamento do consumidor feminino será realizado na Loja Ananza Collection, empresa que atua no segmento de moda íntima feminina, masculina e infantil.


1. Contextualização do Assunto

O consumidor do segmento de moda íntima é essencialmente feminino. Que mulher não gosta de lingerie? Lingerie é um tema poucoabordado em artigos científicos. Por tratar-se de uma roupa íntima, fica na maioria das vezes escondida, e por isso traz consigo um misterioso encanto. Roupa íntima é toda a roupa usada em contato com o corpo e que é usada sob outra roupa.


Conforme TICIANEL (2008) a história da lingerie remonta ao segundo milênio A.C, passando por inúmeras peças como: corseletes, espartilhos, ceroulas,...
tracking img