Alcolismo no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alcoolismo no Ambiente de trabalho
No Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool. Este consumo é a terceira causa de absenteísmo (falta ao) no trabalho, o que compromete quase 5% doProduto Interno Bruto - PIB
O uso do álcool afeta diretamente a produtividade do trabalhador e nenhum ambiente de trabalho está imune ao consumo de drogas, pois nas empresas também são refletidos osproblemas da sociedade.
Mais de 1.000 brasileiros morrem, por ano, vítimas de acidentes causados por excesso de álcool e cerca de 10% de todos os acidentes com vítimas, resultam de dirigir comexcesso de álcool no sangue. Isso porque a bebida alcoólica dá uma falsa sensação de segurança; causa euforia; diminui o controle muscular e a coordenação; prejudica a habilidade de avaliar velocidades,distâncias; reduz a acuidade visual e a capacidade de lidar com o inesperado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde,(OMS)um alcoólico é um bebedor excessivo, cuja dependência frente ao álcoollhe provoca perturbações que afetam a saúde física e mental, as relações com os outros, bem como o comportamento social e econômico, devendo, por isso, ser tratado.
Na medida em que afeta a saúdefísica e mental do indivíduo, o álcool o sujeita a riscos acrescidos de acidente e agrava os efeitos nefastos de numerosos tóxicos industriais que se incluem no ambiente laboral quotidiano, piorando, porisso, as condições de trabalho.
As causas das doenças
As doenças alcoólicas não têm uma causa única; elas dependem de um conjunto de fatores de ordem individual (caráter, temperamento, tendênciaspsicológicas, etc.), de ordem social (família, educação, situação social e profissional, costumes e tradições) e ainda de ordem econômica (ligado à produção e comercialização das bebidas alcoólicas).
Ascondições de trabalho que fazem parte das causas de alcoolização são, entre outras, as seguintes:

- profissões ou funções que exigem numerosos contactos com o público, levando ao alcoolismo por...
tracking img