Alcolismo no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alcoolismo no Ambiente de Trabaho
No Brasil, o alcoolismo é o terceiro motivo para faltas e a causa mais freqüente de acidentes no trabalho. Segundo aAssociação dos Estudos do Álcool e Outras Drogas, de 3 a 10% da população brasileira fazem uso abusivo do álcool. A doença é a oitava causa de concessões de auxílio-doença eos problemas direta ou indiretamente relacionados ao uso da substância consomem de 0,5% a 4,2% do PIB.
Diversos fatores podem contribuir para a tendência aoabuso crônico do álcool e de outras drogas. Fatores genéticos, biológicos, psicológicos e socioculturais interagem, em maior ou em menor grau, para a origem dadependência química. Os sintomas que compõem o alcoolismo se agravam e se intensificam ao longo da vida do doente.
Fatores de risco profissional em relação aoalcoolismo são a disponibilidade do álcool enquanto se trabalha, pressão social para beber, ausência de supervisão ou chefia, situações de tensão ou perigo. Condições detrabalho que produzem estresse podem induzir ao alcoolismo, como forma de aliviar a ansiedade.
algumas características identificam trabalhadores com problemasde alcoolismo: faltas freqüentes, especialmente em dias que antecedem ou sucedem fins de semana e feriados, atrasos após o almoço ou o intervalo, queda naprodutividade, desperdício de materiais, dificuldade de entender novas instruções ou de reconhecer erros, reação exagerada às críticas, variação constante do estadoemocional.
As empresas podem ser um local privilegiado para a implantação e desenvolvimento de programas assistenciais e programas de prevenção do alcoolismo.
tracking img