ALCA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) foi uma ideia lançada pelos Estados Unidos que surgiu em 1994, durante a realização da Cúpula das Américas, quando foram assinados a Declaração dePrincípios e o Plano de Ação, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, e assim formar uma área de livre de comércio para as Américas até o finalde 2005.
A integração de economias regionais obtém-se pela aproximação das políticas econômicas e da pertinente legislação dos países que fazem parte  de uma aliança. Com isso, pretende-se criar umbloco econômico que possibilite um maior desenvolvimento para todos os membros da associação.
Etapa do processo:
1ª etapa: zona de livre comércio – criação de uma zona em que as mercadoriasprovenientes dos países membros podem circular livremente. Nessa zona, as tarifas alfandegárias são eliminadas e há flexibilidade nos padrões de produção, controle sanitário e de fronteiras.
2ª etapa: uniãoaduaneira – além da zona de livre comércio, essa etapa envolve a negociação de tarifas alfandegárias comuns para o comércio realizado com outros países.
3ª etapa: mercado comum – engloba as duasfases anteriores e acrescenta a livre circulação de pessoa, serviços e capitais.

Por decisão posterior, a ALCA tem o prazo mínimo de sete anos para sua formação a partir de 2005, mas nesse instanteenfrenta oposição para sua implementação, tanto do Congresso dos Estados Unidos, cujos congressistas historicamente defendem os interesses locais dos seus eleitores, quanto dos demais países doContinente Americano.
Se implantada, a ALCA poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo, superando mesmo a União Européia. Seu Produto Interno Bruto (PIB) será da ordem de12.600 trilhões de dólares (2 trilhões a mais que a UE), e sua população alcançará os 825,3 milhões de habitantes, mais do dobro da registrada na União Européia.
O governo do Presidente Bill...
tracking img