ALCA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 ALCA – ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS




RESUMO

ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é um acordo comercial que foi idealizado pelos Estados Unidos da América na Cúpula das Américas quer aconteceu em Miami, EUA, no ano de 1994.Teoricamente, a ALCA seria composta pelos 34 países das Américas, com exceção de Cuba. Seu objetivo é eliminar as barreiras comercias entre osEstados-membros gradualmente e de acabar com as tarifas alfandegárias entre os mesmos.
Essa ideia é consequência da globalização, onde os países procuram estreitar suas relações, fazendo assim, com que os acordos comerciais ocorram de forma mais integrada e menos burocratizada. Mas isso não ocorreu, pois inúmeros movimentos sociais e sindicais latino-americanos protestaram, com medo de perderem seusempregos.
Além disso, já havia uma desconfiança dos países latino-americanos em relação a esse acordo. Depois de várias discussões entre os EUA e os outros países, não se chegou a um consenso, resultando no fracasso do acordo em novembro de 2005, na última Cúpula das Américas.Palavras-chave: ALCA.


1 INTRODUÇÃO

Com a globalização da economia mundial, a formação de blocos econômicos é inevitável para as economias dos países. Estes blocos...
tracking img