Alca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ALCA ( Área de livre comércio das Américas) que foi implantado em 34 países da América (exceto Cuba) no ano de 1994. Ele tem por objetivo suprimir as barreiras alfandegárias entre os países.
Quando ele for colocado em prática, ele irá se tornar um dos maiores blocos econômicos do mundo, apesar de existirem outros blocos econômicos na América do Norte(NAFTA), e na América do sul(Mercosul).
OALCA terá um PIB (produto interno bruto) no valor de mais de US$ 12 trilhões e uma população com aproximadamente 850 milhões de pessoas, porém existem as dificuldades de implementação, pois os Estados Unidos, por ser o maior país de maior economia da América, leva vantagem na implantação do ALCA, e com isso outros países encontram dificuldades para implantar o ALCA, por apresentarem economias edesenvolvimento nas áreas industriais muito baixos.
Para os países da América que estão em desenvolvimento, é necessário que eles façam um grande investimento em infra-estrutura, para sua economia aguentar a entrada de um mercado do nível da ALCA.
Na verdade o ALCA é apenas um projeto que está parado desde novembro de 2005, quando foi realizada a última Cúpula das Américas.
Este era um acordocomercial idealizado pelos Estados Unidos e foi proposto para todos os países da América, com exceção de Cuba, segundo o qual seriam gradualmente derrubadas as barreiras ao comércio entre os estados-membros e previa a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados.
Este acordo foi delineado na Cúpula das Américas realizada em Miami, EUA, em 9 deDezembro de 1994 e "engavetada" na Quarta Reunião de Cúpula das Américas, que ocorreu em novembro de 2005 na Cidade de Mar del Plata, Argentina.

Membros

A ALCA "seria" composta por 34 países americanos, na prática os mesmos que integram a Organização dos Estados Americanos, exceto Cuba pois os EUA imporia aos demais membros o embargo econômico que mantém contra esse país.
• [pic]Brasil[pic] Chile [pic]Argentina [pic]Equador[pic] Venezuela [pic] Colômbia
• [pic]Uruguai [pic]Antígua e Barbuda [pic]Trinidad e Tobago [pic]Bahamas[pic] México
• [pic] Panamá [pic]Suriname [pic]Guiné [pic] Peru [pic] Bolívia [pic]Honduras [pic]Belize
• [pic] Guatemala [pic]Nicarágua [pic]El Salvador [pic]Granada [pic]Barbados[pic] Estados Unidos [pic] Canadá [pic] Jamaica [pic]Haiti[pic]Costa Rica [pic]Dominica [pic]República Dominicana [pic] São Cristóvão e Nevis [pic]Santa Lúcia [pic]São Vicente e Granadinas [pic]Paraguai

Alca - de Bill Clinton a George W. Bush

A iniciativa da criação de uma Área de Livre Comércio das Américas, lançada pelo Presidente George Bush, visa à criação de um imenso espaço econômico hemisférico. Estabeleceram-se negociaçõesregulares, organizadas em torno dos temas de investimentos, serviços, acessos a mercados, agricultura, propriedade intelectual, políticas de competição, compras governamentais, resolução de disputas, trabalho e meio ambiente e, enfim, subsídios, anti-dumping e medidas compensatórias.
Durante sete anos, as negociações foram conduzidas sem que as sociedades tivessem conhecimento dos acordos quetramitavam. No início de 2005 foi estabelecido como prazo para a assinatura do Acordo, que deveria passar a funcionar no final daquele ano.
Em 2001, por pressão da opinião pública, o texto da negociação foi disponibilizado no site da ALCA. O Governo de George W. Bush tinha suas prioridades fora do continente e adotava uma postura unilateral no plano internacional. Ironicamente, todo esse poder edeterminação produziram crescentes problemas para a ALCA. A Argentina sofreu seu colapso, enquanto a recessão se instalava no continente. Governos contrários ao projeto norte-americano também chegavam ao poder (Equador, Brasil, Argentina e Venezuela).
As manifestações do presidente Bush de que não estaria disposto a retirar os gigantescos subsídios agrícolas à agricultura norte-americana e o...
tracking img