Alca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE NEGÓCIOS
INTERNACIONAIS

Amanda Torres - RA: 0000023453
Bianca Bueno - RA: 0000022763
Cássia Luhana Nunes - RA: 0000022798
Francisco Severino de Oliveira - RA: 000022810
Laís deAraujo - RA: 0000022815
Priscila Gonçalves - RA: 0000022830

ALCA
Criação
Visando a integração comercial do continente, o governo estadunidense propôs a criação de uma Área de Livre Comércio dasAméricas (ALCA). Esse grande bloco econômico seria integrado por 34 nações; a única exceção seria Cuba, visto que esse país apresenta divergências ideológicas com os Estados Unidos.
Em 1998, na cidade deSantiago, capital do Chile, foi realizada a primeira reunião para debater a criação da ALCA. Nessa ocasião, ficou estabelecido que o bloco entrasse em vigor a partir de 2005. Porém, vários pontosdivergentes foram levantados em novas reuniões, tendo como consequência o fim das negociações.
A possível criação da ALCA é motivo de preocupação tanto para os países subdesenvolvidos (a maioria) quantopara os desenvolvidos (Canadá e Estados Unidos). Nesse sentido, a maioria dos países da América Latina interpreta a criação da ALCA como uma manobra dos Estados Unidos para a expansão de suasempresas transnacionais pelo continente. Porém, há opositores também nos EUA, alegando que o bloco econômico diminuiria o número de empresas no país, visto que muitas delas migrariam para outras naçõesamericanas em busca de mão de obra barata.
O Brasil, por sua vez, está em uma posição intermediária, pois não é uma potência econômica como o Canadá e os Estados Unidos e nem um país de economia frágil,como várias nações do continente. Portanto, sua participação é motivo de grande preocupação, podendo expandir e fortalecer a economia nacional ou gerar problemas de ordem socioeconômica, como o aumentodo desemprego.

Características
É composta por países do Continente Americano, onde se argumenta que a ALCA teria amplas implicações para os países envolvidos, uma vez que as negociações...
tracking img