Hare krishna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Krishna e Balarâma

Um outro ramo da mitologia, que não se encontrava na literatura antiga, localiza-se no importante, em termos de devoção, deus Krishna, uma das muitas formas do deus Vishnu. Osmitos Krishna combinam um conjunto de imagens gráficas de palavras, que contém fortes mensagens teológicas e de devoção, que os crentes leem e escutam. Algumas histórias mais devocionais destamitologia centram-se nas travessuras de Krishna em criança e na sua capacidade de disfarçar a sua forma verdadeira pela do mais poderoso deus do universo.
Balarâma e Krishna costumavam brincar na aldeia,rastejando pelos campos e depois voltavam para as mães cobertos de lama. Mas elas amavam os filhos e abraçavam-nos e colocavam-nos junto ao peito.
Quando eram rapazes, costumavam pregar partidas aosanimais da aldeia e, quando Krishna era um pouco mais velho, tornou-se líder de um grupo de jovens que costumava meter-se em toda espécie de brincadeiras. As mulheres dos criadores de gado teriam dito aYashodha, a mãe de Krishna, que ele tinha andado a desprender as vitelas, roubar coalhada e leite e a causar constantemente aborrecimentos.
Um dia outros rapazes disseram a Yashodha que Krishna tinhacomido porcarias, o que ele negou dizendo que lhe olhassem dentro da boca. Quando ela olhou para a sua boca aberta viu todo o universo, incluindo o céu e a terra com as suas montanhas, ilhas eoceanos. Viu todo o universo em toda a sua variedade, com todas as formas de vida e tempo, natureza, ações, esperanças, a própria aldeia e até ela mesma. Ficou receosa e confusa, perguntando-se: “Isso ésonho ou uma ilusão forjada por um deus? Ou será uma ilusão da minha percepção? Ou será algum portento dos poderes naturais desse rapazinho, meu filho? Vergo-me aos pés de deus, cuja a natureza não podeser imaginada ou compreendida pela mente, pelo coração, pelos atos ou pelo discurso; ele, a quem todo esse universo é inerente, é impossível de abarcar. Deus é o meu refúgio”.
Quando a mãe acabou...
tracking img