Alavancagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
URI – UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS









ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA





ANDREIA GUNZEL
ADRIANA PAVAN
CAMILA REGINATO
ELISETE L VICENTE







Frederico Westphalen - RS, maio de 2012.

ANDREIAGUNZEL
ADRIANA PAVAN
CAMILA REGINATO
ELISETE L VICENTE













ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA




Trabalho de Analise de Investimentos, Apresentado como requisito parcial de avaliação de Ciências Contábeis na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen, Departamento de CiênciasSociais Aplicadas.










Frederico Westphalen - RS, maio de 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1. ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA 4
1.1 ALAVANCAGEM OPERACIONAL 5
1.1.1 Estrutura de custos 5
1.1.2 Grau de alavancagem operacional (GAO 6
1.1.3 Riscos do GAO de alavancagem operacional 7
1.2 ALAVANCAGEM FINANCEIRA 7
1.2.1 Grau de Alavancagem Financeira (GAF) 8
1.2.2 Risco do Graualavancagem financeira 9
1.3 CAPITAL DE TERCEIROS 9
1.4 TIPOS DE CRÉDITOS DISPONÍVEIS NO MERCADO PARA ALAVANCAGEM 10
1.4.1 Instituições de financiamentos 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 14































INTRODUÇÃO



As grandes empresas estão sempre procurando alternativas para melhorar o seu potencial produtivo, ter lugar de destaque nomercado e diante da concorrência, o lema hoje é a diminuição de custo, mas se possível sem que isso tenha reflexo no volume de vendas e principalmente na rentabilidade e lucratividade da empresa. O estudo da Alavancagem pressupõe uma análise Operacional e financeira da empresa, onde podemos combinar os efeitos da alavancagem operacional que parte da relação entre variação no lucro sobre variação novolume, e da alavancagem financeira, que leva em consideração o lucro líquido, patrimônio líquido médio, despesas financeiras e ativo total médio.
Assim, se uma empresa tiver uma boa alavancagem financeira e operacional, pequenas mudanças nas vendas produzirão grandes flutuações nos lucros. Grande importância deve ser dada ao Grau de Alavancagem, pois ele reflete o nível deoperacionalização da empresa do controle interno a contabilidade, estando inseridos todos os quocientes analíticos das demonstrações contábeis.
No mundo dos negócios, alavancagem é o método que utiliza recursos de terceiros com o fim de aumentar a taxa de lucros sobre o capital próprio. Portanto, o estudo da alavancagem financeira ou operacional procura evidenciar a importância relativa dos recursos deterceiros, na estrutura de capital de uma empresa. Para isso analisa-se a taxa de retorno do capital próprio, considerando-se os custos de remuneração dos capitais de terceiros, usados para alavancar as operações da sociedade. Portanto, alavancagem é a capacidade que uma empresa possui para utilizar ativos ou recursos externos, tomados a um custo fixo, visando maximizar o lucro de seus sócios.Alterações nos ingressos proveniente a vendas, relacionadas a existência de custos fixos provocam mudanças significativas no cenário atual da empresas. Um declínio no faturamento poderá causar um decréscimo muito maior no lucro. Inversamente, o aumento nas vendas em proporções superiores ao crescimento dos custos fixos beneficiará consideravelmente os resultados.
Esses efeitos mais do queproporcionais assemelham-se aquilo que se obtêm com o emprego de uma alavanca no deslocamento de um objeto.
Nessa pesquisa mostraremos como os resultados são afetados pelas alavancagens operacionais e financeiras e pelo efeito combinado de ambas.


1. ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA




Alavancagem é o emprego de uma alavanca para mover ou levantar um objeto ou volume...
tracking img