Agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.O INTRODUÇÃO.

Os membros da família Enterobacteriaceae são bastonetes Gram-negativos (0,5 por 1 a 3 ), que podem ser móveis ou imóveis, no primeiro caso dotado de flagelos peritríquicos. Crescem bem em meios de cultura artificiais e todas as espécies formam ácido ou ácido e gás a partir de glicose. Sua composição antigênica é um mosaico, do qual resultam relações sorológicas entre asdiversas espécies e mesmo entre os gêneros. Muitas enterobactérias são parasitas de animais e algumas são fitopatogênicas (PELCZAR et al. 1981).
A E. coli tem forma de bastonete, 1,1-1,5 x 2,0-6,0 , ocorrendo um a um ou em pares, Gram-negativos, móveis devido aos flagelos peritríquios ou imóveis. Anaeróbios facultativos, quimiorganotróficos, tendo metabolismo do tipo respiratório ou fermentativo.Temperatura ótima é de 37ºC. D-Glicose e outros carboidratos são catabolizados com a formação de ácido e gás. Oxidase negativa, catalase positiva, vermelho metila positiva, Voges-Proskauer negativo, e normalmente citrato negativo. Negativo para , hidrolisam a uréia e lípase,reduzem nitrato. Possuem 150 antígenos O; 90 antígenos K e 50 antígenos H (RIEDEL, 1992; HOLT et al. 1994).
As linhagensdeE. coli consideradas patogênicas são, atualmente,agrupadas em cinco classes: EPEC (E. coli enteropatogênica clássica), EIEC (E. coli enteroinvasora), ETEC (E. coli enterotoxigênica), EHEC (E. coli entero-hemorrágica) e EAggEC (E.coli enteroagregativa). Esta classificação é feita através dos fatores de virulência, manifestações clínicas e epidemiologia (FRANCO; LANDGRAF et al .1996).
Relatoshistóricos indicam que desinfetantes e anti-sépticos foram utilizados durante o inicio do século XIX. Ignaz Semmelweis, um medico húngaro, utilizou compostos clorados em 1846 na enfermaria do hospital obstétrico para reduzir a incidência de febre puerperal, uma doença pós - parto freqüentemente fatal para as parturientes. Estudantes de medicina do hospital foram instruídos a lavar as mãos comágua e sabão e em seguida imergi-las em uma solução de hipoclorito antes de examinar as pacientes. Este procedimento simples provou ser muito eficiente. Estas observações levaram ao desenvolvimento de muitos compostos químicos antimicrobianos atualmente disponíveis. Substâncias químicas utilizadas para desinfecção ou anti-sepsia são divididas em vários grupos principais: fenol e compostosfenólicos, alcoóis, halogênios (iodo e cloro), metais pesados e seus compostos e detergentes. (PELCZAR et al, 1997).
O cloro, na forma gasosa ou em combinações químicas, representa um dos desinfetantes mais largamente utilizados. Existem muitos compostos clorados que podem ser manuseados mais convenientemente do que o cloro gososo. Entre eles estão os compostos denominados hipocloritos, que contém ogrupo químico-OCl. Os hipocloritos mais utilizados são o hipoclorito de cálcio, Ca (OCl) e hipoclorito de sódio,NaOCl, que são utilizados como alvejantes domésticos .(PELCZAR et al,1997).
O Hipoclorito de Sódio (“hipo”) é um produto obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de soda-cáustica. O produto comercial, utilizado somente pelo setor industrial – como na fabricação dedesinfetantes para indústria de alimentos -, é uma solução líquida que contém de 10% a 13% de cloro ativo. O hipoclorito de sódio, em alta concentração, só é comercializado no atacado e chega ao consumidor doméstico somente na forma de Água Sanitária.
A Água Sanitária é uma solução que contém 2.5% de cloro ativo em água. Assim a dona de casa que usa “Cândida”, “Globo”, ou “Q-Boa”, está utilizandoágua sanitária na limpeza de banheiros, desinfecção dos alimentos, limpeza da caixa d´água etc., e não “cloro”, como costuma-se ouvir. A água sanitária, mesmo sendo diluída, possui forte poder germicida.














2.0 OBJETIVOS:

Avaliar o efeito desinfetante da água sanitária sobre o desenvolvimento do organismo Escherichia coli.

3.0 MATERIAIS E MÉTODOS

Matérias e...
tracking img