Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• Potássio (Fotos 5, 6 e 7)
Clorose marginal nos folíolos das folhas mais velhas, que evolue entre as nervuras. Manchas de tonalidade parda ou acinzentada, de tamanhos diversos, irregulares, emprocesso de necrose.Os folíolos podem se apresentar reduzidos, assim como a planta emgeral. Em folhas mais desenvolvidas, além da necrose, surgem inúmeras pontuações pequenas, bem próximas entre si,causando a impressão de retículo. Da associação destas manchas formam-se outras maiores, de coloração pardo-escura. Vagens menores.
• Cálcio (Fotos 8 e 9)
Caule, pecíolos e broto exibem murchamento, asvagens ficam deformadas. A planta pára de emitir novas brotações. As folhas inferiores apresentam pequenas manchas acinzentadas, que posteriormente são afetadas de clorose parcial intensa, que seinicia na base do folíolo e progride entre as nervuras, resultando em formas de contorno irregular na porção do limbo, que se mantém verde, havendo queda dos folíolos.
• Magnésio (Fotos 10 e 11)Clorose fraca, generalizada, com nervuras verdes, que progride das folhas mais velhas para as mais novas. Com a progressão da deficiência surgem manchas pálidas com contorno irregular, quaseesbranquiçadas, na lâmina foliar. Em seguida, as manchas escurecem na região central, ocorrendo necrose, que se propaga para a periferia da mancha.
• Enxofre (Foto 12)
Folíolos mais novos com clorosegeneralizada. Os sintomas podem aparecer na região periférica dos folíolos, ora como manchas isoladas, de tamanho e contorno diversos, ora reunidas, formando extensas áreas amarelas. Os folíolos cloróticosmostram-se transparentes, realçando as nervuras, já um tanto claras, no fundo amarelado.
• Boro (Fotos 13 e 14)
Inicialmente os folíolos mais novos tornam-se verde-escuro,com progresso do ápice para abase. Em seguida, as folhas tornamse retorcidas, espessas, com as nervuras de tonalidade verde-claro.Após, aparecem pontos necróticos e secamento dos pontos de crescimento. O broto terminal morre. O...
tracking img