Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATÉRIA PARA PROVA DE INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM AGRONOMIA- 2012


UNOPAR Universidade Norte do Paraná
Disciplina: Introdução ao Exercício Profissional em Agronomia
Curso: Agronomia- Semestre: 1º
Professora: Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim

AULA 1: Agricultura

1. Introdução

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo deobter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.
A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. Otermo fazendeiro (português brasileiro) ou lavrador (português europeu) se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.
A ciência queestuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.

2. Etimologia e terminologia

O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa"terra cultivada ou cultivável".
A palavra "agricultura" vem do latim agricultūra, composta por ager (campo, território) e cultūra (cultivo), no sentido estrito de cultivo do solo.
Em Português, apalavra "agricultura" manteve este sentido estrito e refere-se exclusivamente ao cultivo dos campos, ou seja, relaciona-se à produção de vegetais.
No entanto, em inglês, assim como em francês,a palavra "agriculture" indica de maneira mais genérica as atividades agrícolas tanto de cultivo dos campos quanto de criação de animais. Uma tradução mais próxima de "agriculture" seria, portanto,"agropecuária".

3. História

Origem na pré-história
O início das atividades agrícolas separa o período neolítico do imediatamente anterior, o período da idade da pedra lascada.
Como sãoanteriores à história escrita, os primórdios da agricultura são obscuros, mas admite-se que ela tenha surgido independentemente em diferentes lugares do mundo, provavelmente nos vales e várzeas...
tracking img