Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Maquiavel

Faculdade Mauricio de Nassau / 2011.2


SUMARIO

1. INTRODUÇÃO

2. NICOLAU MAQUIAVEL
2. 1. VIDA E CONTEXTO HISTÓRICO
2. 2. MÉTODO: A FORMAÇÃO DA CIÊNCIA POLÍTICA
2.3.
2.4. FORMAS DE GOVERNO, ESTADO E POLÍTICA
2.5. O "PRÍNCIPE"
2.6. FILOSOFIA

3. CONCLUSÃO

4.BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar alguns aspectos relevantes da vida de umdos autores mais lidos e polêmicos de todos os tempos, cuja importância para as Ciências Humanas é incontestável, mesmo passando séculos de sua morte e da publicação de sua obra mais famosa, O Príncipe.
Além dos aspectos da vida e obra, será ressaltado também o contexto histórico, a efervescência social, cultural e política em que viveu Maquiavel.
As linhas que se sucedem não tem como pretensãofazer uma análise profunda do pensamento de Maquiavel, porém servem como uma síntese ao pensamento do político florentino e seus aspectos mais relevantes, em especial àqueles que conhecem somente o sentido pejorativo ao qual foi atribuído o seu nome. Isto se deve às interpretações errôneas da obra deste filósofo, ofuscando muitas vezes a importância incontestável nas diversas áreas doconhecimento.
Independente das diversidades de interpretações, seu pensamento segue vivo, o que faz do autor indispensável para quem busca melhor entender as muitas faces da política, tanto no contexto em que viveu Maquiavel, como nos acontecimentos que o sucederam sob a influência d’O Príncipe, mundo afora.

2. NICOLAU MAQUIAVEL
2. 1. VIDA E CONTEXTO HISTÓRICO DE MAQUIAVEL

Nicolò Machiavelli (NicolauMaquiavel) nasceu em Florença, na Itália, no dia 3 de maio de 1469. Morreu em 1527, aos 58 anos. Foi um dos mais originais pensadores do renascimento, uma figura brilhante, embora em vida pouco tenha desfrutado deste reconhecimento.
Maquiavel era filho de um influente advogado florentino, Pouco se sabe sobra a vida de Maquiavel antes de seu ingresso a vida pública na República de Florença, após aqueda do governo clerical de Sovanorola, um fanático defensor da reforma da Igreja. Após a queda,uma segunda república foi fundada por Soderini em 1498. Maquiavel serviu na administração da república de 1498 a 1512, onde foi secretário, com uma posição importante e distinta.
Tornou-se conhecedor profundo a cerca dos mecanismos políticos e viajou incessantemente, conhecendo diversos líderespolíticos. Casou em 1502 com Marietta Corsini, de quem teve quatro filhos e duas filhas.
Após regressar da França em 1504, inspirado em leituras sobre a História Romana apresenta um plano para a reorganização das forças militares de Florença, que é aceito. Em 1512 após a invasão espanhola do território da república, a população depôs Sonderini e instalaram os Médicis novamente como governantes deFlorença.
Maquiavel parece não ter tido uma posição política clara. Quando os Médicis retomaram o governo, continuou a trabalhar incansavelmente para cair nas boas graças da família. O que prova que, ou era extraordinariamente ambicioso, ou acreditava de fato no serviço do estado, não lhe importando o grupo ou o partido político que detinha as rédeas do governo. Os Médicis, de qualquer maneira, nuncaconfiaram inteiramente nele, já que tinha sido um funcionário importante da república. Dado como suspeito em 1513 de envolvimento numa conspiração contra o governo, foi feito prisioneiro, torturaram-no, acabando por receber a anistia, sendo banido para a sua propriedade em San Casciano estando barrado na prefeitura e banido da política
Mas esta atuação dos Médicis não o impediu de tentarnovamente ganhar as boas graças da família. Foi durante o seu exílio em San Casciano, quando tentava desesperadamente regressar à vida pública, que escreveu as suas principais obras: Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, O Príncipe, A História de Florença e duas peças. Há indícios que muitas destas obras, como O Príncipe, foram escritas com a finalidade expressa de conseguir uma nomeação...
tracking img