Agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agricultura
Tudo tem uma história e a agricultura não é excepção, aliás é uma das mais antigas, começou por se criar sozinha, com a criação de florestas, relva e plantas, mais tarde o homem conseguiu aproveitar esses presentes da natureza e faze-los para si.
Começaram por usar as mãos, mais tarde com instrumentos de madeira e pedra, era os meios que conseguiam usar na altura, mais tarde o ferroe muito mais tarde as máquinas, porque até então todos os instrumentos eram manuais, hoje em dia não, um homem já pode estar sentado com um telecomando ou mesmo sentado no equipamento a Lavrar, adubar, semear colher e regar sem se levantar.

Pesticidas

Os pesticidas são substâncias ou misturas que têm como objectivo impedir ou destruir qualquer praga, animal ou ambiental. Um pesticida podeser uma substância química ou um agente biológico (vírus ou bactérias) que é induzida ao encontro das pragas que estiverem a destruir uma plantação, doenças, etc. É utilizada em diversas formas de seres vivos, tais como: insectos, ervas daninhas, moluscos, pássaros, mamíferos, peixes, nematelmintos e micróbios. Não são necessariamente venenos, porém quase sempre são tóxicos ao ser humano.
Tipos depesticidas
Os pesticidas são classificados de acordo com as pragas que eles atacam:
Acaricidas: para controlar ácaros.
Bactericidas: para controlar bactérias.
Fungicidas: para o controle fungos.
Herbicidas: para controlar ervas daninhas.
Insecticidas: para controlar ou reduzir insectos.
Nematicidas: para o controle de nematóides (vermes).
Rodenticidas: para o controle de ratos eoutros tipos de roedores.
Moluscicidas: para o controle de moluscos.

Também classificados por:
Orgânicos de síntese: Carbamatos (nitrogenados), clorados, fosforados e clorofosforados.

Inorgânicos: À base de arsénio, tálio, bário, nitrogénio, fósforo, cádmio, ferro, selénio, chumbo, cobre, mercúrio e zinco.

Botânicos: À base de nicotina, piretrina, sabadina, rotenona.

Todos ospesticidas usados têm de passar pela supervisão de entidades oficiais existem alguns pesticidas que são prejudiciais à saúde
O uso de produtos químicos, para acabar com as pragas de agricultura, deve ser moderado e feito sempre com cuidado e prevenção, se não, pode causar a contaminação e desertificação do solo. O uso intenso de químicos pode levar a degradação dos recursos naturais, em alguns casos deforma irreversível, levando ao desequilíbrio biológico e ecológico, entre eles a contaminação dos lençóis freáticos e é claro da própria terra.



Fruta/Vegetal Nº amostras analisadas Amostras com resíduos detectados % De amostras contaminadas Diferentes pesticidas encontrados Resíduos diferentes encontrados
Maçã 774 727 98% 33 41
Alface 743 657 88% 47 57
Pêra 741 643 87% 31 35
Sumo delaranja 186 93 50% 3 3
Nesta tabela esta um estudo feito pelo Departamento da Agricultura nos estados Unidos, e como se pode constatar os valores são assustadores.

Nos agricultores
Houve muitos estudos com agricultores com o objectivo de determinar os efeitos nocivos à saúde resultantes do contacto com pesticidas . Uma pesquisa em Bangladesh sugere que muitos agricultores não precisam aplicar opesticida nas suas plantações de arroz, mas continuam a fazer somente porque o pesticida é dado pelo governo.
Outros estudos indicaram que a exposição ao pesticida está associada, em longo prazo, com vários problemas de saúde, tais como: dificuldades respiratórias, problemas de memória, problemas na pele, cancro, depressão, etc..

Fertilizantes
Os Fertilizantes são compostos químicos que visamanular as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.
As plantas necessitam de diferentes elementos químicos:
Macronutrientes:
Carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio;
Micronutrientes:
Boro, cobalto, cobre, ferro, manganes, molibdenio e zinco....
tracking img