Estrutura da biblia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Bibliologia é parte da Teologia Bíblica e da Teologia Histórica. Nos estudos superiores ela é chamada Isagoge, Termo grego que significa conduzir para dentro, porque tal estudo conduz oestudante para o interior do campo infinito das santas Escrituras. Destarte, Bibliologia é o estudo dos assuntos introdutórios á Biblia, e é indispensável á qualquer área da Teologia, auxiliando naelucidação dos inumeráveis fatos bíblicos.
Um dos pontos altos da Bibliologia é a exposição da milagrosa história da Bíblia – como foi ela formada e como chegou até nós.
Sendo a Bíblia um livro divino,mas produzida por canais humanos, e, para o ser humano, é natural que ela faça referência a tudo o que é humano e terreno, como países, povos, raças, línguas, usos, costumes, culturas, montanhas,rios, desertos, mares, comércio, e ainda as mazelas humanas.
É este o imenso palco da revelação divina que temos na Bíblia. Daí a necessidade do estudante ter pelo menos uma noção desses fatosregistrados na Bíblia, para sua melhor compreensão e entendimento do que Deus quer lhe dizer.
* Sua estrutura: divisão e classificação dos livros. Algo sobre os capítulos, versículos, tema central, eparticularidades do texto. Não se demora aqui a Bibliologia para abordagem dos particulares de cada livro. Isso é domínio da Síntese Bíblica.
* O cânon sagrado: sua formação e transmissão até nós.* Sua preservação e tradução: isto abrange as línguas originais, os manuscritos e as traduções do santo livro.
* História geral do povo da Bíblia: Israel, isto inclui o período intertestamentário(entre Malaquias e Mateus), e fatos sobre as nações contemporâneas
A Bíblia é um livro antigo. Os livros antigos tinham a forma de rolos. Eram feitos de papiro e pergaminho. Assim sendo, a Bíblia foioriginalmente escrita em forma de rolo, sendo cada livro um rolo. Assim, vemos que a princípio, os livros sagrados não estavam reunidos como temos agora em nossa Bíblia. O que tornou isso possível...
tracking img