Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas
* Missiólogo: aquele que copila, organiza, analisa, interpreta a realidade dos movimentos de evangelização e cria estratégias e métodos para que o mundo seja alcançado pelo evangelho. Missionário: é aquele que é enviado para plantar igrejas onde ainda não há testemunhas, com todas as suas funções : pregação, ensino, assistência social, etc.

* Donald Mc Gravan – O Pai daMissiologia:
Nasceu na Índia em 1897. Filho e neto de missionário, Mc Gravan iniciou sua
carreira em Harda, na Índia, como Superintendente de uma escola de missões, na
Sociedade Missionária Cristã Unida. Nos anos 30 cursou o Doutorado em Filosofia, na Universidade de Colúmbia.
Em 1961 fundou o Instituto de Crescimento da Igreja, estudou as atividades evangelísticas, a fim de descobrir princípiose metodologias que resultassem no melhor crescimento da Igreja. Sua tese é que as ciências sociais podem associar a Tarefa missionária. Para Donald Mc Gravan e seus discípulos, a real incorporação dos convertidos na Igreja (e não necessariamente o números de decisões) era o fator – chave na avaliação da metodologia missionária. Ele definiu 2 “estágios do Cristianismo” : “discipulado eaperfeiçoamento”. O primeiro, abrange os passos a serem dados para a pessoa se tornar cristã; o segundo, o crescimento na vida cristã. A pesquisa tornou – se o principal instrumento de Gravan. Baseado nela concluiu que os métodos tradicionais de evangelização em massa contribuem muito pouco para o crescimento real da Igreja.
Ele “perturbou” completamente a antiga, tradicional e grandemente improdutivametodologia missionária que dominou todas as missões ... antes de 1955. Em muitos aspectos, sua importância não se encontra tanto na exatidão de suas respostas, mas nas questões significativas que levantou e na maneira como (mais que qualquer outro!) ele levou o estudo das missões de simples cursos introdutórios em algumas escolas cristãs para um nível de estudo profissional abrangente, em todo o Mundo.08- O Estado português teve com relação à Igreja uma posição de certa dominância. Era o sistema chamado de padroado. O padroado era uma espécie de entendimento não-escrito entre a Coroa portuguesa e a Igreja, pelo qual a Igreja tinha poderes espirituais, mas ao mesmo tempo a Coroa tinha um controle na nomeação de eclesiásticos e era também responsável pelo pagamento do clero, dos padres quevinham para o Brasil – não das ordens religiosas, mas do chamado clero secular. A Igreja dedicava-se à salvação das almas, à conversão dos índios ao catolicismo. Para isso, era preciso organizar as aldeias, ensinar a religião católica e não destruir a população indígena. Mas houve muitos choques entre a Igreja e os colonos no Brasil, porque os colonos tinham outro interesse: o de explorar o trabalhoindígena.

10- João Paulo II escreveu 14 Encíclicas:
1- Já em 1979, em 4 de março, ele publicava sua primeira encíclica, a "Redemptor Hominis" (Redentor dos Homens). Ela delineava o programa do pontificado do novo Papa e oferecia à comunidade dos batizados uma eclesiologia centralizada em Nosso Senhor Jesus Cristo.
2- A segunda das Encíclicas de João Paulo II tratava de Deus Pai.Mostrava-O enquanto sendo um Pai amoroso e cheio de misericórdia. Ela foi escrita em 1980 e ficou conhecida como "Dives in Misericordia" (Rico em Misericórdia).
3- Depois de seis anos, 1986, João Paulo II escreveu a Encíclica "Dominum et Vivificantem" em que ele discorria sobre o Espírito Santo. Com ela, o Papa encerrava um primeiro núcleo de encíclicas. Ela se juntava às duas encíclicas anteriores ecom elas completava um périplo cuja temática dizia respeito à Santíssima Trindade. A este primeiro núcleo de Encíclicas seguiu-se um outro que tratava da doutrina social da Igreja. Elas foram escritas ao longo de dez anos (1981 a 1991) e compreendem as Encíclicas conhecidas com "Laborem Exercens", "Sollicitudo Rei Socialis" e "Centesimus Annus".
4- A "Laborem Exercens" é dedicada ao...
tracking img