Aglomerantes e agregados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.

CURSO: TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
ALUNA: JÚLIA ISABEL DE ARAÚJO MEDEIROS
PROFESSOR: JOSÉ EURICO DE QUEIRÓS
MATÉRIA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

AGLOMERANTES (CIMENTO PORTLAND E CAL) E AGREGADOS (AREIA E BRITA)

NATAL-RN
2013

1. INTRODUÇÃO
Há materiais de construção que podem ser obtidos diretamenteda natureza, outros dependem de processos de fabricação mais complexos. Dentre os materiais mais utilizados na construção civil encontramos os aglomerantes: Cimento Portland e a Cal; e os agregados: Areia e Brita.
Por meio deste trabalho, têm-se a intensão de apresentar de forma clara e objetiva, informações e conhecimentos voltados para tais materiais, e ainda mais, trazer relatos e anexosrelacionados à visita técnica desta matéria, do dia 26/02/2013 ao Rio Potengi, à cerâmica Tecnocerâmica e por fim, a britadeira Natal Britas.

2. AGLOMERANTES
Materiais ativos, ligante, em geral pulverulento, os aglomerantes têm como função formar uma pasta capaz de provocar a aderência dos materiais. Aglomerantes podem ser aéreos, hidráulicos ou poliméricos.

2.1 Cimentos Portland
A denominação"cimento Portland", foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um químico e construtor britânico. No mesmo ano, ele queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto às pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome decimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
Composto de clínquer e adições, o cimento Portland, é um ligante hidráulico, ou seja, sua composição reage na presença de água, endurecendo. A mistura britada, moída e aquecida de Calcário e argila, se transforma em clínquer, a mistura essencialpara a fabricação do cimento. As adições são outras matérias-primas adicionadas ao clínquer durante a sua moagem, garantindo, a cada tipo diferente adicionado, uma característica e uma especialidade também distintas. Essas outras matérias-primas são o gesso, as escórias de alto-forno, os materiais pozolânicos e os materiais carbonáticos. Sendo o gesso, uma adição presente em todos os tipos decimento Portland, embora em quantidade pequena, cerca de 3% em proporção com o clínquer.
O cimento Portland não pode ser fabricado de acordo com a vontade unilateral do produtor, é necessário adequar-se para atender às normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define, não somente as características e propriedades mínimas que o cimento Portland deve apresentar, comotambém, os métodos de ensaio empregados para verificar se esses cimentos atendem às exigências das respectivas normas.
Com o passar do tempo às propriedades físico-químicos do cimento Portland tem evoluído constantemente, inclusiva com o emprego de aditivos que melhoram as características do cimento. Hoje, é normalizado e existem nove tipos no mercado:
* CP I – Cimento Portland comum
*CP II-E– Cimento Portland composto com escória
* CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana
* CP II-F – Cimento Portland composto com fíler
* CP III – Cimento Portland de alto-forno
* CP IV – Cimento Portland Pozolânico
* CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial
* RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos
* BC – Cimento Portland de Baixo Calor deHidratação
* CPB – Cimento Portland Branco
Aos cimentos que tem como adições apenas o gesso, é o cimento Portland comum, o primeiro cimento Portland lançado no Brasil. Já o cimento Portland composto, sua composição é intermediária entre os cimentos Portland comuns e os cimentos Portland com adições (alto-forro e pozolânico). O Cimento Portland de Alta Resistência Inicial têm como principal...
tracking img