RESPOSTA -AGLOMERANTES E AGREGADOS- FACENS

2968 palavras 12 páginas
1. O que são pozolanas? Pozolanas são materiais silico-aluminosos que sozinhos não possuem ação de cimentante, mas em contato com a cal hidratada em meio úmido (ou em solução) reagem formando silicatos de cálcio, que são compostos responsáveis pela resistência e durabilidade do cimento endurecido; para este contato dá-se o nome de “reação pozolânica”.

2. Quais são as vantagens de se adicionar pozolanas ao cimento e aos concretos?
Economia no custo do concreto, maior trabalhabilidade ao concreto fresco, menor possibilidade de segregação do agregado graúdo no concreto fresco, menor possibilidade de exsudação do concreto fresco, menor permeabilidade do concreto endurecido, menor calor de hidratação do cimento, maior resistência as aguas agressivas, maior estabilidade de volume, ganho de resistência mecânica em idades avançadas e por razões ecológicas.

3. Quais são as principais pozolanas artificiais?
Cinza Volante, Cinza da casca de arroz, Sílica Ativa e Metacaulim.

4. O que é a escória de alto forno?
No beneficiamento do minério de ferro fundem-se no alto forno os minerais de ferro, calcário e o carvão mineral. A massa fundida é composta de duas parcelas: o ferro-gusa, mais denso, que fica no fundo do recipiente e escoria, mais leve que fica por cima do material mais pesado. A separação e o resfriamento da escória geram escória de alto forno.

5. Por que se adiciona a escória de alto forno ao cimento? Como ela atua na mistura?
As escórias básicas granuladas não parecem combinar-se com uma quantidade apreciável de cal; não obstante, a sua presença é indispensável para ativa-las. Nestas condições, a escória granulada não pode ser considerada pozolana, e sim como um cimento latente (tem praticamente a mesma composição do cimento Portland) que requer a ação catalítica da cal ou outro ativador para desenvolver a sua hidraúlicidade (condição de aglomerante hidráulico). A hidratação da escória granulada dá lugar a formação de silicatos de aluminatos

Relacionados