Agile modeling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo empresas desenvolvedoras de software viram a necessidade de adotar um modelo de gerenciamento no desenvolvimento de software, visto que sem um gerenciamento adequado, o desenvolvimento era uma bagunça. Não existia uma documentação adequada, não havia um padrão de desenvolvimento, não existia uma maneira de se estimar mais precisamente o tempo dedesenvolvimento, e quanto menos, um valor adequado do software. Hoje em dia existem vários tipos de modelos, como por exemplo, [1]:Agile, Cleanroom, Iterativo, RAD, RUP, Espiral, Waterfall, XP dentre outros.
Com a adoção de um modelo para o desenvolvimento de projetos de softwares e sua correta aplicação, a empresa só tem a ganhar. Vamos analisar alguns casos, supre todas as deficiências citadas anteriormente,define melhor o papel de cada pessoa no desenvolvimento de um projeto, assim obtêm um maior controle sobre cada pessoa e consequentemente sobre o trabalho desenvolvido pela mesma, posteriormente facilita a manutenção, especifica melhoras funcionalidades do software, etc.
O modelo proposto neste trabalho é o Agile Modeling (AM) [5] que busca a construção e manutenção eficiente de artefatos,criando-os apenas quando agregarem valor real ao projeto, e focando principalmente os esforços no desenvolvimento do software que, em última análise, é o objetivo principal do processo.
Deve-se notar, entretanto, [5] que AM não é uma metodologia de desenvolvimento ágil como eXtreme Programming (XP), SCRUM, DSDM, etc., mas uma metodologia de modelagem ágil, isto é, AM visa construir e manter modelos desistemas de maneira eficaz e eficiente e, portanto, pode ser utilizada dentro de metodologias ágeis como as citadas há pouco, como também em metodologias prescritivas como o Unified Process .

1 HISTORIA

As definições modernas de desenvolvimento de software ágil evoluíram a partir da metade de 1990 como parte de uma reação contra métodos "pesados", caracterizados por uma pesadaregulamentação, regimentação e micro gerenciamento usado o modelo em cascata para desenvolvimento. O processo originou-se da visão de que o modelo em cascata era burocrático, lento e contraditório a forma usual com que os engenheiros de software sempre realizaram trabalho com eficiência. Uma visão que levou ao desenvolvimento de métodos ágeis e iterativos era retorno a prática de desenvolvimento vistas nosprimórdios da história do desenvolvimento de software [1].
Inicialmente, métodos ágeis eram conhecidos como métodos leves. Em 2001, membros proeminentes da comunidade se reuniram em Snowbird e adotaram o nome métodos ágeis, tendo publicado o Manifesto ágil, documento que reúne os princípios e práticas desta metodologia de desenvolvimento. Mais tarde, algumas pessoas formaram a Agile Alliance, umaorganização não lucrativa que promove o desenvolvimento ágil.
Os métodos ágeis iniciais—criado a priore em 2000— incluíam Scrum (1986), Crystal Clear, Programação extrema (1996), Adaptive Software Development, Feature Driven Development, and Dynamic Systems Development Method (1995).

AGILE MODELING (AM)

AM segundo Scott W. Ambler[5] é uma metodologia baseada na prática pra modelagem eficaz desoftware. AM não segue um processo prescritivo, ou seja, não define procedimentos detalhados tal como a criação de um dado tipo de modelo, ao invés disso AM é uma coleção de valores, princípios e praticas que podem ser aplicados por profissionais de software no dia-a-dia. Em outras palavras [3] AM utiliza métodos ágeis que se adaptam rapidamente as mudanças para o desenvolvimento de um software.Embora métodos ágeis difiram de projeto para projeto, estes métodos possuem características comuns, incluindo desenvolvimento iterativo, comunicação e uma redução de artefatos intermediários.
Uma característica do AM é que ele é aplicado juntamente com outras metodologias ágeis para se chegar a um melhor resultado no desenvolvimento de um projeto de software.
Os métodos ágeis podem ser vistos...
tracking img