Agentes assistentes de apoio aos agentes humanos envolvidos no processo de elaboração de trabalhos de conclusão de curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Agentes Assistentes de Apoio aos Agentes Humanos envolvidos no Processo de Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso



Resumo: O processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visa, entre outras coisas, promover o estímulo reflexivo e interdisciplinar do aluno dentro do curso que está concluindo. O TCC objetiva também atuar como uma atividade pedagógica que incentiva aauto-descoberta de conhecimento e aplicação do mesmo num contexto prático. Entretanto, o sucesso do trabalho está relacionado às escolhas iniciais que o estudante faz no início: tema do trabalho e orientador. Esse dois elementos são determinantes para o seu sucesso. O tema tem que estar alinhado com as aspirações do orientando e o orientador tem que se interessar pelo tema e, além disso, umacerta empatia entre orientado e orientador é desejada. A dificuldade dessas definições iniciais pode levar o estudante a uma escolha equivocada, especialmente em grandes instituições de ensino onde o estudante não tem conhecimento de todos os possíveis orientadores e temas. O presente trabalho visa apresentar os resultados iniciais do desenvolvimento de um sistema web, que tem por objetivo acompanharas atividades que envolvem a definição e a elaboração do projeto inicial de TCC, desde a procura por um orientador, até a elaboração do documento final. Para atingir tal objetivo o sistema é baseado em uma camada de agentes inteligentes que atuam como colaboradores para execução de todas as atividades necessárias ao desenvolvimento do TCC.
Palavras-chave: Agentes Inteligentes. Trabalho deConclusão de Curso. Inteligência Artificial.
1. Introdução

O Agente Assistente de apoio ao Trabalho de Conclusão de Curso (AgenTCC) é um projeto que visa implementar um conjunto de Agentes Inteligentes Computacionais, com o propósito de assistir professores e estudantes que estejam envolvidos de alguma maneira com o processo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). De fato, a elaboração de umaproposta de projeto final de um curso exige do estudante uma grande atenção, pois é a mesma que irá direcionar seus estudos e trabalhos em muitos casos durante aproximadamente um ano. Além de determinar o seu foco de trabalho, é o desenvolvimento desse mesmo projeto que costuma sintetizar o trabalho acadêmico do estudante de todo o seu curso (CABRAL, 2006).
Por outro lado, os professores, que se propõema desenvolver projetos dentro de suas áreas de interesse, buscam encontrar estudantes na instituição com o perfil apropriado a essas áreas. Se o professor não teve contato suficiente com o estudante que por vezes o procura para que o oriente em seu TCC, pode ficar incerto se o estudante terá a motivação necessária para o desenvolvimento de um projeto dentro de seus interesses apropriadamente.
Écom o intuito de diminuir tais dificuldades que o AgenTCC foi modelado e apresentado como dissertação de mestrado do orientador deste projeto (CABRAL, 2006). O presente projeto visa implementar uma camada de agentes inteligentes que possuem o papel de auxiliarem diretamente os estudantes e os professores orientadores na mútua identificação de interesses comuns.
Além dos agentes computacionaismencionados é necessário implementar também as bases de dados que conterão informações dos agentes físicos e que servirão aos agentes computacionais como subsídio para suas tomadas de decisão. Na Figura 1 pode-se visualizar todos os quesitos do sistema completo e vislumbrar a interação de todos os Agentes Computacionais Assistentes (Agente Assistente do Professor – AAP – e Agente Assistente doEstudante – AAE).

Figura 1: Modelo de sistema baseado em agentes de apoio à elaboração de propostas de TCC – AgenTCC (CABRAL, 2006)
2. Fundamentação Teórica

2.1 Agentes Inteligentes

Segundo Ferber et al. (1991) um agente é definido como sendo uma entidade (real ou abstrata) capaz de agir sobre ela mesma e sobre seu ambiente, podendo comunicar-se com outros agentes, e cujo comportamento é...
tracking img