Afasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Afasias

Caracterização:
Caracteriza-se por um distúrbio de Linguagem adquirida após lesão neurológica central, em indivíduos anteriormente hábeis nesta função. Podendo ser definida, como uma alteração no conteúdo, forma e uso da linguagem e seus processos cognitivos subjacentes. As manifestações ocorrem tanto no aspecto expressivo quanto receptivo da linguagem oral e escrita.

Manifestaçõesencontradas nas afasias:
* Presença de estereotipa (distúrbio práxico): repetição freqüente da mesma palavra, ou não palavra, sendo utilizada em qualquer emissão que o paciente deseje realizar.
* Anomia: ausência da nomeação das palavras
* Circunlóquio: significa usar da linguagem para explicar o que seja falar, sem nomear.
* Jargão: agrupamento de seqüência fonológica semsignificado.
* Perseveração: mantém-se no mesmo ato, sempre marcado por uma situação ou palavra.
* Supressão: há a ausência total de uma emissão oral.
* Logorréia: fala descontrolada, e fora do contexto.
* Neologismo: caracteriza-se por uma seqüência fonológica, na qual, o paciente atribui sempre o mesmo significado.
* Agramatismo: desorganiza a estruturação sintática
* Parafasiasemântica: presença de troca de palavras entre elemento de mesma categoria.
* Parafasia fonêmica: a paciente troca, um fonema por outro e altera o significado da palavra.
* Parafasia fonética: troca o fonema sem alteração do significado.
* Alterações gnosicas: falha no reconhecimento visual, auditivo e tátil-sinestésico.
* Falha na compreensão oral
* Falha no processamento dainformação auditiva

Classificações das Afasias
Existem dois grupos de afasia as que apresentam maior dificuldade de expressão oral (as não fluentes), e as que apresentam menor dificuldade de expressão oral (as fluentes).

1. Afasia não Fluentes
2.1 Afasia de Broca: lesão no hemisfério esquerdo, na 3ª circundação do lobo frontal. Presença de hemiplegia à direita, com leve alteraçãona compreensão oral, presença de estereotipa, anomia, presença de parafasia fonética e/ou fonêmicas e a gramatismo. Normalmente estes pacientes recebem, entendem e processam a informação, mas não sabe como programá-la, apresentando uma falha no processamento da fala.

2.2 Afasia Transcortical Motora: lesão no hemisfério esquerdo, causando uma lesão motora, controlateral. Presença dehemiplegia à direita, cuja principal característica desta afasia seja a redução de fala pelo paciente, além de apatia, falta de iniciativa (devido há uma síndrome frontal, causando uma mudança de comportamento), presença de ecolalia e perseveração. A compreensão oral está geralmente alterado ou levemente alterada.

2.3 Afasia Global: lesão frontotemporoparietal á esquerda (todos os aspectos dalinguagem estão alterados). Presença de hemiplegia e grave alteração na compreensão oral, presença de agnosia e de outros distúrbios associados.

2. Afasias Fluentes
3.4 Afasia de Wernicke: lesão na área secundária do lobo temporal.Grave comprometimento da compreensão oral, presença de jargão, falha no processo fonológico, parafasia fonêmica, logorréia, fala descontextualizada.3.5 Afasia Transcortical Sensorial: Presença de hemiparesia. Apresenta de moderada a grave alteração de compreensão oral, presença de anomia, de parafasias semânticas e circunlóquio.

3.6 Afasia de Condução: lesão no fascículo esquerdo. Presença de hemiparesia á direita, e apresenta leve alteração de compreensão oral. Presença de parafasia semântica, parafasia fonêmica e anomia. Odiscurso parece truncado, com hesitações e autocorreções.

3.7 Afasia Anômica: Não se sabe exatamente aonde ocorre à lesão, mas normalmente apresenta uma hemiparesia á direita, e apresenta uma leve alteração de compreensão oral. Grave anomia, presença de circunlóquio.

Critérios para o Raciocínio Diagnostico nas diferentes afasias

1.Olhar o quadro motor geral:
Toda afasia comprometerá...
tracking img