Projeto casa popular - conceito bim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL



FLÁVIO DE SÁ E BENEVIDES CARNEIRO







INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO - FERRAMENTAS CAD



















PONTA GROSSA
2011
FLÁVIO DE SÁ E BENEVIDES CARNEIRO













INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DACONSTRUÇÃO - FERRAMENTAS CAD

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Civil, do Curso de Engenharia Civil, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Orientador: Prof. Marcos Rogério Szeliga
Co-orientador: Prof. Alceu Gomesde Andrade Filho
















PONTA GROSSA
2011
AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiro a Deus por ter tido a oportunidade concedida a poucos de formar-me em uma universidade com tanta credibilidade nacional, a UEPG.
Agradeço também ao meu pai pelo seu exemplo de perseverança, idealismo e vontade que sempre teve comigo. Nunca deixando de acreditar em mim e sempre meapoiando mesmo nos momentos mais difíceis.
Agradeço ainda a minha mãe que mesmo na partida de meu pai sempre esteve comigo, que sempre se esforçou e me incentivou ao máximo para que eu nunca desistisse de meus ideais.
Agradeço ao meu filho que me faz querer me tornar alguém melhor através de seu afeto e exemplos.
Agradeço aos meus amigos e a todos os familiares que estiveram comigo nessajornada.
Agradeço ao professor Nelson pelo grande exemplo que tenho como profissional e pessoal na universidade.
Agradeço ao meu Co-orientador, professor Alceu Gomes de Andrade, pelas palavras de incentivo e pela confiança que me deu de poder desenvolver este trabalho.
Por fim agradeço ao meu Orientador, professor Marcos Rogério Szeliga, não só pelo seu interesse em me ajudar em aspectos técnicos ecientíficos do meu trabalho de conclusão de curso, mas, sobretudo pelo seu despojamento, solidariedade, paciência e grande parceria que teve comigo.
A essas pessoas dedico a minha vitória no momento em que tornar-me Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.








RESUMO

O objetivo principal deste trabalho foi verificar a aplicabilidade do conceito BuildingInformation Modeling (BIM), utlizando como base o uso de suas ferramentas na planta de uma casa padrão popular COHAPAR de 40,80 m². Mais especificamente objetivou-se apresentar uma contextualização teórica sobre o conceito Building Information Modeling (BIM); demonstrar a forma de organização e integração de projetos por meio da metodologia BIM; demonstrar as ferramentas e organizar planilhas comextração de informações; apresentar exemplos e resultados obtidos a partir da metodologia; apresentar exemplos de projetos executados com a metodologia. O trabalho desenvolvido consistiu na aplicação do conceito BIM através de software CAD convencional. Neste sentido adotou-se uma metodologia para a modelagem tridimensional de uma edificação compatível com os objetivos das ferramentas de obtenção deinformações da construção, especialmente a extração de quantitativos de materiais e a compatibilidade da estrutura. A justificativa do uso desta metodologia se consubstancia no entendimento da base de desenvolvimento de softwares BIM. No caso do estudo prático, conseguiu-se através da metodologia BIM e com as ferramentas CAD verificar a possibilidade de se obter melhores resultados no que rege a fasede projeto. Dentre as principais características observadas, foi a capacidade de conseguir modelar todos os elementos de forma integrada, possibilitando dessa forma prever qualquer conflito entre elementos de diferentes categorias que se interceptam e que são observados só na fase executiva.



Palavras-chave: Modelagem de Informações da Construção. Conceito. BIM. CAD.


LISTA DE...
tracking img