Sistema digestivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA

SAÚDE INFANTIL

SISTEMA DIGESTIVO
Triénio de 2011/2014
|
Autor: Alexandra Branco , N.º6
Carina Alves , N.º24
José Rocha , N.º23
Maria Paixão , N.º25
Marlene Almeida , N.º16
Tânia Sousa , N.º19

Escola Técnica e Profissional de Mafra, 28 de Novembro de 2011


Índice

1. Introdução 1
2.Desenvolvimento 2
2.1. Digestão 2
2.2. Tipos de Digestão 2
2.3. Aparelho Digestivo 4
2.4. Função do Sistema Digestivo 8
3. Conclusão 9
4. Webgrafia 10
5. Anexos 11






1. Introdução

Este trabalho foi desenvolvido no curso de Técnico de Apoio à Infância no âmbito da disciplina Saúde Infantil, com o objectivo de sabermos e compreendermos mais sobre o SistemaDigestivo Humano.
Tendo como base os tópicos principais do conteúdo do tema converge-mos este trabalho a um nível de compreensão aceitável e com uma linguagem sem excessivas formalidades.
Neste trabalho iremos falar sobre o que é a digestão, os tipos de digestão intercelular, extracelular e a digestão extracorpórea. Iremos tratar também o aparelho digestivo e o seu processo, e a função da digestão.2. Desenvolvimento

2.1. Digestão
A digestão é o conjunto de transformações físico-químicas que os alimentos sofrem para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis.
A digestão química ocorre devido à acção das enzimas secretadas em várias partes do aparelho digestivo.
Essas enzimas promovem a HIDRÓLISE ENZIMÁTICA das macromoléculas ingeridas, na presença daágua, para que essas sejam transformadas em unidades capazes de serem absorvidas pelas células da mucosa gastrointestinal.

2.2. Tipos de Digestão
O processo digestivo varia de acordo com o local onde ocorre, pode-se destacar a:
Digestão Intracelular - que ocorre totalmente dentro das células e é realizada pelos lisossomos que são pequenos vacúolos citoplasmáticos que apresentam amembrana lipoprotéica e, no seu interior, enzimas digestivas responsáveis pela digestão de vários tipos de compostos orgânicos.
Se a membrana do lisossomo for fragmentada, as enzimas são lançadas no citoplasma e a célula morre por "autodigestão".

Digestão Extra celular - que ocorre no interior do tubo digestivo do animal, nos invertebrados, protocordados e nos vertebrados.
Em relação à alimentação,pode-se afirmar que o homem apresenta especialmente digestão extracelular, enquanto os lisossomos realizam a digestão de componentes celulares velhos, que devem ser renovados (autofagia ou digestão intracelular). Nessa digestão as enzimas são produzidas pelos ribossomos por comando genético, que catalizam as reacções químicas celulares.

Digestão Extracorpórea - é uma forma menos comum dedigestão, observada em pequeno número de espécies.
O organismo lança para fora, no meio externo, as suas enzimas digestivas, que vão fazer a hidrólise das macros moléculas extra-organicamente.
Os fungos costumam difundir as suas enzimas hidrolisantes sobre os substratos nos meios aos quais se desenvolvem. Depois da fragmentação das macromoléculas em moléculas pequenas é feita a absorção dosnutrientes. As aranhas comumente injectam na presa uma certa quantidade de sucos digestivos juntamente com o veneno. Esses sucos vão proceder na vítima o amolecimento dos tecidos e a decomposição rápida das proteínas, lipídeos e polissacarídeos.
Após este evento as aranhas promovem a ingestão, sugando a matéria liquefeita do interior do corpo da presa que, por fim, fica seco e oco. Aestrela-do-mar ejecta o estômago, englobando o alimento no meio externo. Após o amolecimento das substâncias pela acção do suco gástrico, o estômago é recolhido novamente ao interior do organismo onde ocorre o resto da digestão (assimilação).



2.3. Aparelho Digestivo
A evolução dos seres vivos permite através de transformações sucessivas que chegasse à organização anatómica/fisiológica...
tracking img