Wimax 802.16

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Pense em como você acessa a Internet hoje. Há basicamente três opções diferentes:
* Acesso por banda larga - em casa você tem  Internet via DSL ou via cabo. No escritório, pode ser que sua empresa esteja usando uma linha T1ou T3.
* Acesso WiFi - em casa você pode ter um roteador WiFi que permite que você navegue na Internet enquanto relaxa no sofá com seu laptop. Na rua, vocêpode encontrar hot spots de WiFi em restaurantes, hotéis, cafés e bibliotecas.
* Acesso discado - se você ainda usa Internet discada, ou é porque o acesso por banda larga ainda não está disponível, ou é porque você acha o serviço de banda larga muito caro.
Os principais problemas com a banda larga são que ela é muito cara e que não chega a qualquer lugar. O maior problema do WiFi é que os hotspots são muito pequenos, então a cobertura é esparsa.
E se houvesse uma nova tecnologia que resolvesse todos estes problemas? Esta nova tecnologia teria:
* A alta velocidade do serviço de banda larga
* Serviço wireless (sem fio) ao invés de com fios, então seria mais barato do que o cabo e o DSL e muito mais fácil de levar a áreas de subúrbio e rurais.
* Ampla cobertura como na redede telefonia celular ao invés de pequenos hot spots WiFi.
Na verdade este sistema está nascendo e é chamado de WiMAX. WiMAX é a sigla para Interoperabilidade Global para Acesso por Micro-ondas (do inglês Worldwide Interoperability for Microwave Access), e também é conhecido pelo nome 802.16 da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers - site em inglês).
O WiMAX tem potencial parafazer pelo acesso à Internet de banda larga o que os telefones celulares fizeram pelo acesso telefônico. Da mesma maneira que muitas pessoas desistiram de seus telefones fixos em favor dos celulares, o WiMAX poderia substituir os serviços de cabo e DSL, fornecendo acesso universal à Internet praticamente em qualquer lugar para onde você for. O WiMAX também será tão indolor quanto o WiFi - ao ligarseu computador você já estará automaticamente conectado à antena WiMAX mais próxima.
Neste trabalho descobriremos como funciona o WiMAX, o que os engenheiros estão fazendo para torná-lo melhor, e o que isto pode significar para o futuro da Internet sem fio.

Como funciona o WiMAX
Na prática, o WiMAX funcionaria como o WiFi, mas a velocidades mais altas, em distâncias maiores e para um númerobem maior de usuários. O WiMAX poderia acabar com as áreas que hoje não têm acesso à Internet de banda larga porque as empresas de telefonia e TV a cabo ainda não levaram os fios necessários até estes remotos locais.
Torre de Transmissão WiMAX
Um sistema WiMAX consiste em duas partes:
* Uma torre WiMAX, parecida em seu conceito com a torre de telefonia celular - uma única torre WiMAX podefornecer cobertura para uma área muito grande - aproximadamente 8.000 km2.
* Um receptor WiMAX - o receptor e a antena poderiam ser uma pequena caixa ou um cartão PCMCIA, ou poderiam ser integrados ao laptop como o WiFi o é hoje.
Uma torre WiMAX pode se conectar diretamente à Internet usando uma conexão com fio de alta largura de banda (como uma linha T3, por exemplo). Pode também se conectar aoutra torre WiMAX usando um link de micro-ondas em linha de visão. Esta conexão a uma segunda torre (geralmente chamada de backhaul), junto com a capacidade de uma única torre de cobrir até 8 mil Km2, é o que permite ao WiMAX fornecer cobertura a áreas rurais remotas.
O que isto significa é que o WiMAX pode fornecer dois tipos de serviço sem fio:
* (O serviço sem linha devisão (non-line-of-sight), parecido com o WiFi) no qual uma pequena antena no seu computador se conecta a torre. Neste caso, o WiMAX usa um baixo alcance de frequência - 2GHz a 11GHz (semelhante ao WiFi). As transmissões de baixo comprimento de onda não são interrompidas com tanta facilidade por obstruções físicas - elas são capazes de difratar mais facilmente, ou se curvarem aos obstáculos.
* O serviço...
tracking img