Wimax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WIMAX
WiMAX é uma tecnologia padronizada de rede sem fio que permite substituir as tecnologias de acesso de banda larga por cabo e ADSL. O WiMAX permite a comunicação fixa entre um ou mais pontos, comunicação portátil e, eventualmente, comunicação móvel sem fio sem a necessidade de visada direta com a estação base.
O IEEE 802.16 é o padrão para transmissão sem fio ponto-a-ponto eponto-multiponto para estações fixas (BWA – Broadband wireless access). A versão inicial foi desenvolvida para cobrir várias soluções de BWA entre 10 e 66-GHz e projetada para atingir até 50 quilômetros. Como resultado, somente um conjunto de funcionalidades foi adotada pelo mercado, gerando o padrão atual IEEE Std 802.16-2004 que opera em freqüências abaixo de 11-GHz, aprovado em junho de 2004.
Essepadrão é conhecido como WiMAX que é um acrônimo de Worldwide Interoperability for Microwave Access. Uma revisão está sendo elaborada para componentes móveis e sua aprovação está sendo esperada para 2005, conhecida como IEEE 802.16e.
Tecnologia do WiMAX
O WiMAX é desenhado para operar em um raio de cobertura que varia entre 3 e 10 quilômetros com a capacidade de até 40 Mbps por canal para estaçõesfixas ou portáteis. Essa taxa de transmissão pode oferecer suporte simultâneo a centenas de conexões E1 (2 Mbps) e para milhares de conexões residenciais que utilizam ADSL (taxas de transmissão até 1 Mbps). Para as conexões móveis o WiMAX deve suportar até 15 Mbps em um raio de cobertura de até 3 quilômetros. A expectativa é que essa tecnologia possa ser incorporada em notebooks e PDAs até 2006,permitindo a comunicação móvel em áreas urbanas.
O WiMAX não conflita com o padrão 802.11 (WiFi) mas o complementa. Como o padrão IEEE 802.16 utiliza o mesmo LLC (Logical Link Controller baseado no padrão IEEE 802.2) de outras redes LANs e WANs, é possível o roteamento entre eles. Por ser um complemento do WiFi também é possível incluir outros protocolos das redes Ethernet (802.3), token-ring(802.5) e outras tecnologias não padronizadas pelo IEEE mas que usam o LLC, incluindo o FDDI e o cable modem (DOCSIS).
O padrão IEEE 802.16-2004 é desenhado para acesso fixo. Esse padrão pode ser referenciado como “fixed wireless”, ou rede sem fio fixa, porque é usada uma antena montada no local do assinante do serviço. A antena é montada no telhado ou em uma área livre similar a uma antena detelevisão por satélite. O IEEE 802.16-2004 também cobre instalações dentro de prédios (indoor installations).
A solução da Intel para o WiMAX com acesso fixo opera nas freqüências de 2.5-GHz, 3.5-GHz e 5.8-GHz. Essa tecnologia é uma alternativa para o cable modem, vários tipos de transmissão xDSL, serviços multiplexados tipo E1 e serviços oferecidos por fibra óptica.
A revisão IEEE 802.16e é umaextensão do 802.16-2004 com o objetivo de adicionar portabilidade e habilitar os clientes móveis para acesso direto a redes WiMAX. O 802.16e usa a técnica de multiplexação OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), que é similar ao OFDM (Orthogonal Frequency Divison Multiplexing).
A idéia básica do OFDM é dividir um fluxo digital de alta taxa de bits em um esquema de baixa taxa e atransmissão paralela usando subportadoras. Em um sinal OFDM é possível organizar as portadoras de forma que as suas bandas laterais se sobreponham sem que haja interferência entre elas. Para que isso ocorra, as portadoras devem ser matematicamente ortogonais (linearmente independentes), ou seja, no domínio do tempo, o sinal em cada portadora precisa ter um número inteiro de ciclos no período desímbolo, resultando em zero o processo de integração do produto de todos os sinais no tempo. No caso do IEEE 802.16-2004, o sinal do OFDM é dividido em 256 canais contra os 64 canais do IEEE 802.11.
Um aspecto importante do IEEE 802.16 é que ele define uma camada MAC (Media Access Control) que suporta múltiplas especificações da camada física (PHY). Isto é crucial para que os fornecedores de...
tracking img