Advocacia privada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADVOCACIA PRIVADA, CAPACIDADE POSTULATÓRIA E INSCRIÇÃO NA OAB.



José Fontenelle Teixeira da Silva.

Defensor Público/RJ (aposentado).

(Trabalho publicado no ADPERJ NOTÍCIAS – Órgão deDivulgação da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro – Ano XX, nº 02, abril/maio de 2002.

O Capítulo IV, da Constituição Federal, que trata das Funções Essenciais àJustiça, titulou, nas suas Seções I, II e III, as normas principiológicas e basilares referentes ao Ministério Público, à Advocacia Pública, à Advocacia e Defensoria Pública, respectivamente,ocupando-se, pela primeira vez, em sede constitucional, do Advogado, de modo expresso, no art. 133, dando, via de conseqüência, à advocacia, merecido destaque como profissão liberal. De outro lado, nas Seções Ie II, bem como na Seção III, esta na parte referente à Defensoria Pública, a Carta dispôs, em seus arts. 127 a 130, 131 e 132, bem como no seu art. 134, "caput", e parágrafo único, sobre agentespolíticos do Estado que, no desempenho de suas funções institucionais e em razão dos cargos que ocupam, postulam ao juízo, e, outros, ainda, que postulam em favor dos interesses dos insuficientes derecursos, pelo que merecedores da garantia prevista no art. 5º, inciso LXXIV, da Constituição da República.

Assim, ao lado da advocacia privada, ainda que de interesse público a teor do dispostono art. 2º, § 1º, Lei nº 8.906/94, exercida pelo profissional liberal, isto é, pelo Advogado a que se refere o art. 133, da Carta Paradigma, cuidou esta, também, de outra modalidade de advocacia,denominada pelo Estatuto da Advocacia e da OAB e por seu Regulamento Geral, de advocacia pública. Sem embargo, importa considerar que o critério para a classificação da chamada advocacia pública, fundada,como tudo faz crer, na forma de estipêndio dos seus agentes, isto é, pelos cofres públicos, passou a afrontar o conceito estabelecido na Seção II, do Capítulo IV, arts. 131 e 132, da Constituição...
tracking img