Adolescencia e conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Adolescência como a entendemos hoje é o período de transição que vai da infância à idade adulta e se caracteriza pelo crescimento físico, mental e por transformações nas relações sociais que o indivíduo estabelece. A principal tarefa do adolescente em seu desenvolvimento é adquirir identidade. É o grande desafio da adolescência sendo esta busca assustadora, que ao longo do tempopode causar pequenos danos ou até mesmo pequenos conflitos ao mesmo.
Na área psicológica, o adolescente passa por um processo marcado por três etapas: Na primeira ele se afasta da família e questiona os valores ensinados pelos pais. Na segunda etapa o jovem estabelece novas ligações, eventualmente superficiais, em busca de um grupo que, como grupo, pode adoptar comportamentos anti-sociais. Aterceira etapa caracteriza-se pelo acerto; pelo encontro com o mundo no qual ele vive. Todos os jovens passam por essas três etapas mas havendo mais conflitos no meio da sua adolescência , com maior ou menor velocidade, com maior ou menor vibração, com maior ou menor conflito com os pais e com a sociedade, que podem ainda ser dissolvidos, com acompanhamento correcto ( pais, professores, médicosespecializados, e outros membros da família).






















Desenvolvimento


Adolescência é uma palavra que não existia antigamente. Nossos bisavós só conheciam a infância, a idade adulta e a velhice. Desconheciam totalmente a adolescência. As crianças cresciam até que entravam na puberdade, isto é, menstruavam e ejaculavam; depois disto estavam aptas para o trabalho epara o casamento - eram consideradas como adultos, ainda que tivessem somente 12 ou 13 anos de idade.
Sendo a adolescência cheia de perguntas com poucas respostas o adolescente contesta os valores dos pais, experimenta novos caminhos, desafia limites, mas, em geral, se bem orientado, volta e se ajusta ao seu ambiente. É grande a responsabilidade para com o adolescente. Ensinar em tempo todo,atenção dirigida, paciência e persistência. O adolescente precisa de várias coisas para tornar-se um adulto sadio e útil para a sociedade, mas o mais importante é o amor de sua família.
Um dos grandes transtornos que,os adolescentes podem passar durante este período são:
Transtorno do Humor: O adolescente apresenta depressão, irritabilidade, perda de interesse em suas actividades e insónia ouexcesso de sono. Esses sintomas também podem ser um indicativo do uso de drogas.
Transtorno de Ansiedade: O indivíduo vive ansioso, o que prejudica sua vida social. Um exemplo do distúrbio é a ansiedade pela separação dos pais: o adolescente, no caso, não consegue fazer nada sem que os dois estejam juntos e por perto.
Transtorno Alimentar: A Bulimia e a Anorexia são exemplos desse tipo detranstorno. Pessoas que apresentam a primeira comem compulsivamente e depois vomitam. As que têm a segunda, param simplesmente de comer.
Transtorno Psicótico: É na adolescência que transtornos como a esquizofrenia(doença mental cujos sintomas são delírios, mania de perseguição, entre outros) se manifestam.
Transtorno de Conduta: Caracteriza-se por comportamento repetidamente agressivo e desafiador, queextrapola a rebeldia comum da idade. Os indivíduos que sofrem de transtorno de conduta chegam a roubar, destruir coisas que não pertencem e se envolver em brigas. Vale lembrar que todos esses tipos de desvios psicológicos são graves e precisam ser tratados por médicos especializados.

Mas os mais comuns nos tempos de hoje, são a gravidez precocea tem se transformado num grande problema de saúdepública. Com poucas informações e uma vida sexual ativa cada vez mais precoce, muitas adolescentes estão engravidando numa época da vida em que se encontram despreparadas para assumir as responsabilidades de mãe. Ao se tornarem mães, estas adolescentes acabam deixando de lado uma importante fase de desenvolvimento (algumas até mesmo abandonam os estudos). Mais preocupante são aquelas que buscam...
tracking img