Adolescencia e conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução sexual do auto-erotismo à heterossexualidade
Tal como na fase genital prévia se estabelece o triângulo edipiano, também na adolescência este se reativa porque com a instrumentação dagenitalidade disponível o jovem é obrigado a recorrer a mecanismos de defesa mais persistentes e enérgicos. O individuo que realizasse o incesto teria um impedimento no processo de individuação, pois quepermanecerá em uma relação genital infantil.
Podem-se encontrar adolescentes que se referem a suas relações sexuais como de algo necessário, não para eles, mas para seus órgãos genitais ou sua saúdecorporal. Recorrem na verdade a uma verdadeira negação de sua genitalidade.
Na busca pela definição genital acontece o adolescente passar por um período de homossexualidade, que podem ser a expressãode uma projeção da bissexualidade, perdida e desejada em outro individuo do mesmo sexo.
Tanto na homossexualidade normal e transitória como na atividade genital prévia e na genital preparatória paraa genitalidade procriativa, o processo masturbatório acha-se presente desde a tenra infância até a adolescência avançada.
Atitude social reivindicatória
O processo da adolescência não depende doindividuo isolado, mas colocado no mundo social. A família é a primeira expressão da sociedade que determina grande parte da conduta adolescente.
As primeiras identificações são feitas com as figurasparentais; não há dúvida, porém de que o meio em que vive o adolescente determina novas possibilidades de identificação, futuras aceitações de identificações parciais e incorporação de elementossócio-culturais e econômicos que não podem ser anulados.
A compreensão dos padrões culturais torna-se importante para o manejo do adolescente, entretanto é essencial compreender a adolescência em si mesma,afim de que nas pautas culturais possa ser modificadas e utilizadas adequadamente, quando o adolescente claudica na patologia. A atitude social reivindicatória do adolescente decorre das restrições...
tracking img