Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de filosofia e ciências humanas (CFH)
Professora: Raquel
Aluna: Luciane Pereira dos Santos Santana
Resenha da primeira unidade
Na busca de compreender como se dá o desenvolvimento do ser humano, utilizamos uma maneira mecanicista mais pedagógica de se estudar, comparando o ser humano com uma máquina, dividindo em partes, no caso em etapas, fasesdo desenvolvimento, visto que hoje em dia sabe-se que o desenvolvimento não é linear, mas sim dinâmica. Estudiosos conceituados como G. Stanley Hall, Margaret Mead, Erik Erikson, Piaget e Vygotsky dedicaram seu tempo na compreensão do desenvolvimento do ser humano, elaboraram teorias que revolucionaram a compreensão sobre o desenvolvimento da humanidade. Destacam-se pesquisadores como G. StanleyHall que foi o primeiro a propor a psicologia do adolescente assim sendo considerado pai da mesma. A cientificidade da época estava focada na validação das ciências, as experiências e teorias deveriam ser testadas e comprovadas por meio de métodos científicos. Hall utilizou métodos científicos para embasar sua teoria psicológica da recapitulação. Segundo MUSS, Ralf E. o conceito da evoluçãobiológica de Darwin foi expandido por Hall para propor sua teoria da recapitulação.
A teoria de Hall parte da divisão em estágios do desenvolvimento humano e esses estágios relacionados com o próprio desenvolvimento da espécie humana, os estágios seriam conforme Hall: primeira infância relacionada com a fase animal do homem, infância relacionada com a pré-história, juventude relacionada com a vidaselvagem, onde se destacava a atividade física e adolescência relacionada ao período em que os humanos passavam por uma fase de turbulência e transição, ou seja, renascimento. Hall se deteve mais especificamente na quarta, a adolescência que configurou como período de “tempestade e tensão”, um período contraditório que começa a partir do marco fisiológico, nas meninas menarca e nos meninos poluçãonoturna, é o início da puberdade. Em sua teoria há pouco espaço para a influência de fatores ambientais. A idéia de Hall, no que diz respeita a divisão em estágios, vigora até os dias atuais.
Adolescência é um conceito relativamente novo, que a partir do século XX expandiu o que implicou no prolongamento da adolescência social surgindo à cultura adolescente em massa dando margem a novosinvestimentos econômicos focando nas necessidades dos adolescentes, maciço investimento em marketing, abre-se uma próspera fonte de lucros, o momento é deles, segundo um comentário feito em uma turma de adolescentes da escola jovem de São José S.C., “os adolescentes são a elite”. E comparativamente com a teoria de Hall, que afirmou que o fim da adolescência se dá tardiamente por volta dos 22 e 25, aadolescência de 2010 também é percebida nesse período. A adolescência é uma maneira de pensar no desenvolvimento, assim como abordamos outras épocas da vida humana, como pensar na terceira idade ou mesmo na “juvenescência” termo relativamente novo.
Destaca-se também outra grande pesquisadora com interesse no desenvolvimento humano Margaret Mead, que no texto de Ralf E. Muss expõem a pesquisa de MargaretMead em uma sociedade de Samoa, onde se destaca a característica da continuidade do desenvolvimento, a transição de uma fase para outra da vida ocorre sem choques, de uma maneira conformista e cooperativa, há um aumento da responsabilidade onde aparece marcada a questão de gênero. No texto de Ralf E. Muss a descontinuidade do desenvolvimento na sociedade ocidental evidencia-se quando um ensinamentoé aprendido na infância e mais tarde desaprendido como exemplo de descontinuidade destaca-se a sexualidade. Como Mead destaca o ambiente cultural e social, não significa que a sociedade de Samoa negue a influência dos fatores biológicos, apenas não dão tanta importância.
Com sua pesquisa Margaret Mead comprova a tese de que a adolescência não é universal, é um conceito construído, assim como...
tracking img