Administrando conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administrando Conflitos
Conflitos são inerentes à vida em grupo. Como grupos fazem parte da vida de qualquer ser humano uma vez que pertencemos a uma família, a uma comunidade, a uma empresa, a umanação, entre outros, é comum nos defrontar com situações de conflito.
 
Em nossa cultura há uma tendência de atribuir conotação negativa ao conflito, relacionando-o a combate, briga, violência,guerra, destruição. No entanto, o conflito em si, não é danoso nem patológico. Suas conseqüências dependem do modo como ele é enfrentado e administrado.
 
Trazendo para a ótica dos grupos nas empresas,uma das causas da origem de conflitos e a escassez de recursos para satisfazer todas as necessidades e desejos individuais, principalmente de poder e afetividade. Essa escassez pode gerar conflitosintermináveis entre os membros do grupo se as pessoas não tiverem maturidade para conviver e compartilhar de forma interdependente (vide texto sobre Maturidade).
 
Para que um grupo atinja maturidadee alcance a fase de alto desempenho terá que conviver com conflitos, pois nenhum grupo está livre deles. Entretanto, as mudanças no grupo, seu crescimento e desenvolvimento resultam do modo como osconflitos são enfrentados e resolvidos. Cada resolução, seja satisfatória ou insatisfatória, caracteriza nova etapa na vida do grupo.
 
Uma das funções positivas do conflito é romper equilíbrio darotina. Essa ruptura mobiliza a energia latente do grupo, desafia acomodação de idéias e posições, desvenda problemas escondidos, aguça a percepção e o raciocínio, excita a imaginação e estimula acriatividade para soluções originais. Os efeitos positivos do conflito podem ser aproveitados se o grupo admitir que existe um conflito. Esse reconhecimento predispõe as pessoas a agir, ao invés de negara realidade esquivando-se de enfrentá-la.
 
Os conflitos podem ser funcionais ou disfuncionais. Os funcionais, de alguma forma agregam valor ao grupo e merecem atenção para que promovam reflexão e...
tracking img