Adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADAM SMITH
(1723-1790)


Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. BIOGRAFIA 3
2.1 Nascimento e Falecimento 3
2.2 Formação e Influências 4
2.3 Vida Acadêmica 5
3. CARREIRA LITERÁRIA 6
4. PRINCIPAIS OBRAS 9
4.1 Teoria dos Sentimentos Morais 9
4.2 A Riqueza das Nações 9
5.CONCLUSÃO DO GRUPO 9
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. INTRODUÇÃO

Esta monografia refere-se a Adam Smith, umimportante filósofo e economista escocês do século XVIII.

2. BIOGRAFIA

2.1 Nascimento e Falecimento

Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, Fifeshire, Escócia, em 1723, filho de uma típica família da classe alta não nobre da época. Seu pai, Adam Smith, era funcionário público que chegou a ocupar postos de certa importância na administração escocesa e sua mãe, Margareth Douglas Smith, descendia deproprietários de terras do condado de Fife. Em 17 de julho de 1790, aos 67 anos de idade adoece e vem a falecer. (Acrescentar algo se necessário) (CANNAN, 1996).

2.2 Formação e Influências

O início de sua formação acadêmica teve lugar na Universidade de Glasgow, para a qual Adam Smith foi admitido em 1737, após completar sua educação secundária em Kirkcaldy. Dos três anos passados emGlasgow — onde, de acordo com o currículo de Humanidades da época, iniciou o estudo dos clássicos greco-romanos, Matemática, Teologia e Filosofia. (CANNAN, 1996)

O fato mais importante a destacar é a grande influência sobre ele exercida por Francis Hutcheson, um dos maiores teóricos protestantes da Filosofia do Direito Natural, então Professor de Filosofia Moral em Glasgow. Foi em seus cursos —basicamente o que hoje seria considerado uma mistura de Ética, Direito e princípios de Economia, Política Comercial e Finanças Públicas - que Smith iniciou o estudo dos problemas econômicos. (CANNAN, 1996)

Em 1740, antes de completar os cinco anos então necessários para a graduação em Glasgow, Smith aceita uma bolsa para prosseguir seus estudos em Balliol College, Oxford. Com a provável exceção deum maior refinamento no estudo dos clássicos e de literatura, a experiência em Balliol pouca influência teve sobre sua formação, principalmente devido ao obscurantismo religioso e ao escolasticismo anti-racionalista que ainda impregnava a maioria dos quadros docentes da grande universidade inglesa. Entretanto, aparentemente por pressões familiares, Smith permaneceu em Oxford além do temporequerido para o bacharelado. Finalmente, como é provável que já houvesse então optado pelo magistério, a falta de estímulo intelectual e, principalmente, o fato de que em Oxford a maioria dos cargos docentes fosse condicionada ao ordenamento religioso — o que a ele decididamente não
interessava — fazem com que Smith deixe Balliol em agosto de 1746, retornando à Escócia. (CANNAN, 1996)

2.3 VidaAcadêmica

Após dois anos passados com a mãe em Kirkcaldy sem emprego regular, embora procurando uma posição de tutor-acompanhante, Adam Smith ministra, a partir do inverno de 1748/49, uma série de cursos avulsos em Edimburgo. As conferências de Edimburgo, em sua maioria sobre literatura inglesa, embora houvessem culminado em um curso sobre problemas econômicos dado no inverno de 1750/51, no qual jáadvogava princípios liberais livre-cambistas, ampliam seu círculo de relações intelectuais e granjearam-lhe reputação acadêmica suficiente para que, em janeiro de 1751, seja eleito para a cadeira de Lógica de Glasgow onde lecionava-se, basicamente, retórica. Todavia, antes do início do ano letivo em outubro, o súbito adoecimento de Craigie, então professor de Filosofia Moral em Glasgow, resultou emque Smith fosse convidado para assumir interinamente também o ensino dessa disciplina e, com a subseqüente morte de seu titular logo após a efetivação desse arranjo temporário, lhe fosse dada a possibilidade de opção entre as duas disciplinas. Adam Smith decide-se pela cadeira outrora ocupada por Hutcheson, para a qual é eleito em abril de 1752 e é como Professor de Filosofia Moral da...
tracking img