Acupuntura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Meridiano do RIM
Elemento : Água..
Horário : 17 às 19 hs..
Estação Estação : Inverno

YIN (Shao Yin) – Nível Energético (R – C)

É um Meridiano Meridiano importante pois regula além da água do nosso organismo, organismo, e responsável pelos ossos (esqueletos) . É um órgão Yin,, do elemento água.. Seu horário de circulação máxima de energia é entre 17 e 19 h.. Seguindo o Meridiano daBexiga e procedendo o Meridiano Sexo-Circulação.

TEM AS SEGUINTES FUNÇÕES :
Tem as funções fisiológicas de armazenar o Jing (Essência), controlar os líquidos, líquidos, receber o Qi,controlar os ossos, gerar a medula e chegar ao cérebro. Os Rins relacionam-se com os cincos sentidos da seguinte forma: os Rins comunicam-se com as orelhas (ouvidos), o ânus e a uretra que são aberturas dos Rins e serefletem nos cabelos .

Os Rins governam a Água

A regulação dos líquidos orgânicos que é em grande parte devida à atividade do Qi dos Rins.Em seu ciclo normal a Água passa pelo Estômago que a recebe, pelo Baço que a transforma, pelo Pulmão que a distribui; atravessa os Três Aquecedores, o que é puro vai para os órgãos, o que é impuro se transforma em suor e urinas que são expulsos docorpo.Quando a atividade do Qi Rim está correta, a ação "de" abrir"" e "fechar" é regular . ""Abrir" corresponde a expulsar os líquidos em excesso . "Fechar" , a guardar no organismo a água da qual se
precisa .Se a atividade dos Rins for anormal, haverá um obstáculo na renovação da água com produção de edemas,micção difícil . O Su Wei declara : "Quando se faz mal a abertura,a água se acumula,a águatransborda de todo lado sob a pele, eis porque o corpo fica inchado"

Os Rins asseguram a recepção do Qi

É o pulmão que comanda a respiração, entretanto o ar inspirado deve descer até aos Rins para ser por eles "recepcionado" e retido. Quando a atividade funcional dos Rins está equilibrada, a recepção da inalação é normal e a respiração regular. Porém, se a função renal estiver danificada, osRins não podem receber a inalação e, ao menor esforço, há dificuldade respiratória e asma; por isso diz o adágio: "O Pulmão rege a inspiração do Qi, os Rins regem a recepção do Qi".

Os rins produzem a medula, governa os ossos,
sua manifestação está nos cabelos.

O Su Wen diz: "os Rins produzem a medula dos ossos". Diz também: "os Rins regem os ossos". Quando o Jing dos Rins é abundante, hágrande quantidade de medula, o esqueleto é vigoroso, a cabeleira opulenta.
Uma insuficiência da medula suscitará vertigem, amnésia, mente obtusa.
Se a fonte de produção da medula estiver defeituosa, os ossos serão quebradiços e frágeis.
Assim:
A) Uma insuficiência do Jing inato pode se manifestar nas crianças por um atraso no fechamento da fontanela, pertubações do crescimento e deformaçõesósseas.
B) Uma insuficiência do Jin inato e adquirido dos Rins, devido a um ferimento por energia patogênica se manifestará por: lombos e joelhos cansados e sem força, impotência dos membros inferiores, tornando o andar difícil (paralisia Wei). O Su Wei determina: "No excesso de calor dos Rins, os lombos ficam anquilosados, os ossos se ressecam, as medulas se adelgaçam e desenvolve delgaçam edesenvolve--se uma atrofia dos se uma atrofia dos ossos.
C)Os dentes sendo considerados como o excedente dos ossos, quando o Jing dos Rins está insuficiente, os dentes ficam abalados e podem cair.
"A manifestação externa dos Rins está na cabeleira . Por conseguinte, o crescimento, a queda, o brilho ou o ressecamento dos cabelos, estão ligados ao estado do Jing dos Rins.”Quando o Jing dos rins éabundante, a cabeleira é opulenta; quando na velhice, o Jing dos Rins declina, os cabelos embranquecem e caem".

PATOLOGIA

Yang dos Rins: astenia mental, frio e dor nos lombos e joelhos. Corpo e membros frios,micções repetidas, impotência sexual, ejaculação precoce. Nas mulheres esterilidade (Útero Frio).
Yin dos Rins: vertigens,ofuscamentos, açufenos,amnésia,insônia,região lombar e joelhos...
tracking img