Acoplamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acoplamentos
Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina,empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo-árvores.Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento derotação (movimento de rotação e forças) de um eixo motor a outro elemento demáquina situado coaxialmente a ele.

 Classificação dos acoplamentos

Osacoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis. Ospermanentes atuam continuamente e dividem-se em rígidos e flexíveis. Oscomutáveis atuam obedecendo a um comando.
Acoplamentos permanentes
Os acoplamentos permanentes são usados para conectar eixos que durante ofuncionamento da máquina ou equipamento não existe a necessidade de haver suadesconexão, o que só ocorrerá em caso de manutenção.São usadosonde:a) os eixos das árvores são colineares; por exemplo: acoplamento de flange;b) os eixos das árvores se cruzam; por exemplo: junta universal;c) os eixos das árvores são paralelos; por exemplo: junta Oldham.Acoplamentos permanentes ligando árvores colineares são de dois tipos:rígidos e flexíveis. Por causa da dificuldade prática de colocar e manter duas árvoresem alinhamento exato, umacoplamento rígido pode induzir tensões que acarretemfalhas por fadiga.
 

Acoplamentos permanentes rígidosFlanges
O acoplamento por flange é o método clássico de conectar árvores e éadequada a transmissão de potência elevada em baixa velocidade. Para assegurarum alinhamento preciso, estes acoplamentos são feitos frequentemente, com umaprotuberância que encaixa num rebaixo. Algumas vezes, o alinhamentoé obtido,fazendo-se uma árvore ultrapassar o seu flange e avançar um pouco no furo doflange conjugado e, algumas vezes, faceando os flanges no lugar após terem sidocolocados com interferência nas árvores.Os parafusos de ligação dos flanges devem suportar a carga que estãosubmetidos tão uniformemente quanto possível. Para isso devem ser encaixadosprecisamente e apertados firmemente. Para melhoresresultados, os orifícios paraparafusos devem ser alinhados e retificados no lugar.
Observação: A união das luvas ou flanges à árvore é feita por chaveta,encaixe com interferência ou cones. Para transmissão de grandes potências usam-se os acoplamentos de disco ou os de pratos, os quais têm as superfícies de contato lisas ou dentadas.
Acoplamento com luva de compressão ou de aperto
Esse tipo deluva facilita a manutenção de máquinas e equipamentos, com avantagem de não interferir no posicionamento das árvores, podendo ser montado eremovido sem problemas de alinhamento
Acoplamentos permanentes flexíveis
Esses elementos são empregados para tornar mais suave a transmissão domovimento em árvores que tenham movimentos bruscos e quando não se podegarantir um perfeito alinhamento entre asárvores. Os acoplamentos elásticos sãoconstruídos em forma articulada, elástica ou articulada e elástica.Eixos ligeiramente desalinhados, conectados por acoplamentos rígidos, sãoforçados a sofrer inversão de tensão continuas, que podem induzir a uma rupturaprogressiva. Uma pressão além do normal é exercida sobre os mancais, provocandosuperaquecimento e, possivelmente, problemas mais graves. Estesinconvenientes,provenientes da flexão dos eixos, são eliminados ou aliviados quando umacoplamento flexível é usado. Eles permitem pequenos desvios angulares edeslocamento dos eixos e, possuem também a capacidade de absorver algunschoques.Os acoplamentos flexíveis, consistem de dois cubos, um em cada eixo,projetados de modo que ambos se liguem com um elemento intermediário, flexívelou flutuante, ouambas as coisas. Os eixos devem ser cuidadosamente alinhadospois estes são usados para absorver desalinhamentos casuais, tal como os quedecorem do assentamento de pisos ou fundações, desgastes dos mancais,variações de temperatura ou uma deflexão anormal provocada por uma correiaapertada demais.
[pic]

 

Acoplamento elástico de pinos
Os elementos transmissores são pinos de aço com mangas de...
tracking img