Acoplamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Acoplamento:


Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixos-árvore.
[pic]


Figura 267 – Uso de acoplamentos.




Os momentos de rotação são transmitidos pelos acoplamentos segundo os princípios de atrito e da forma. Para melhor visualizar isso podemos observar asfiguras abaixo. A figura A está relacionada quanto ao princípio da forma, enquanto a figura B está relacionada ao princípio do atrito.


[pic] [pic]


Figura A Figura B


Figura 268 – Princípios da forma e do atrito.




Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento derotação (movimento de rotação e forças) de um eixo motor a outro elemento de máquina situado coaxialmente a ele.






[pic]


Figura 269 – Uso de acoplamentos.




Principio de Atuação dos Acoplamentos:


O momento de rotação (Md) é o produto da força (F) pela distância (L), sendo calculada pela fórmula:


[pic]


Para um mesmo momento de rotação a sertransmitido, a distância L é menor em um acoplamento pela forma (Figura 270) do que em um acoplamento por atrito, pois F (Força) precisa ser menor em um acoplamento por atrito (Figura 271). Podemos observar melhor através das figuras abaixo o comprimento L e o momento de rotação (Md).




[pic]


Figura 270 – Acoplamento pela forma.




[pic]


Figura 271 – Acoplamento poratrito.




Classificação dos Acoplamentos:


Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis. Os permanentes atuam continuamente e se dividem em rígidos e flexíveis. Os comutáveis atuam obedecendo a um comando. Os acoplamentos podem ser fixos (rígidos), elásticos e móveis.


Os acoplamentos fixos servem para unir árvores de tal maneira que funcionem como se fossem umaúnica peça, alinhando as árvores de forma precisa. Por motivo de segurança, os acoplamentos devem ser construídos de modo que não apresentem nenhuma saliência.




Acoplamentos Permanentes Rígidos:


Acoplamento Rígido com Flanges Parafusados: Esse tipo de acoplamento é utilizado quando se pretende conectar árvores, e é próprio para a transmissão de grande potência em baixavelocidade.


[pic]


Figura 272 – Acoplamento rígido com flanges parafusadas.
Acoplamento com Luva de Compressão ou de Aperto: Esse tipo de luva facilita a manutenção de máquinas e equipamentos, com a vantagem de não interferir no posicionamento das árvores, podendo ser montado e removido sem problemas de alinhamento. Tais luvas devem ser construídas de modo que não apresentem saliênciasou que estas estejam totalmente cobertas, para evitar acidentes. A união das luvas ou flanges à árvore é feita por chaveta, encaixe com interferência ou cones.


[pic]


Figura 273 – Acoplamento com luva de compressão ou de aperto.




Acoplamento de Discos ou Pratos: Empregado na transmissão de grandes potências em casos especiais, como, por exemplo, nas árvores de turbinas,as superfícies de contato nesse tipo de acoplamento podem ser lisas ou dentadas. Os eixos dos acoplamentos rígidos devem ser alinhados precisamente, pois estes elementos não conseguem compensar eventuais desalinhamentos ou flutuações. O ajuste dos alojamentos dos parafusos deve ser feito com as partes montadas para obter o melhor alinhamento possível.


[pic]


Figura 274 –Acoplamento de discos ou pratos.




Acoplamentos Elásticos ou Permanentes Flexíveis:


Esses elementos tornam mais suave a transmissão do movimento em árvores que tenham movimentos bruscos, permitindo o funcionamento do conjunto com desalinhamento paralelo, angular e axial entre as árvores.
[pic]


Figura 275 – Acoplamentos elásticos.




Os acoplamentos elásticos são...
tracking img