Aconselhamento vocacional com jovens adultos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aconselhamento Vocacional Com Jovens Adultos
(Resumo da Apresentação oral)

Para muitas pessoas (com algumas excepções), a entrada na faculdade corresponde ao período de transição entre a adolescência e a idade dos jovens adultos. Esta fase pressupõe um conjunto de transições e acontecimentos aos quais o jovem atribui um significado e que influenciam a direcção do seu percurso. Nesteponto pode (eventualmente) ser interessante a reflexão sobre algumas questões relacionadas com os nossos próprios acontecimentos de vida. Nomeadamente, pode reflectir-se sobre até que ponto estes influenciaram o nosso percurso académico. E, em caso afirmativo, de que forma isso aconteceu.
Sob um ponto de vista mais tradicional, Jones (2000) aponta 3 transições significativas na vida do jovemadulto:
- Educação/Formação ( Emprego/Vida Activa;
- Dependência dos pais ( independência financeira, viver sozinho, manter uma casa;
- Constituir uma família.
No entanto a direcção do percurso de vida do jovem pode ser influenciada por qualquer acontecimento biográfico significativo que produza alterações duradouras na identidade do sujeito ou no seu contexto (Guiddens, 1991). A noção deum (futuro) percurso de carreira linear, cumulativo e estável já está fora do que actualmente indivíduo pode esperar do mercado de trabalho. Deste modo, Guiddens (1991) refere que a sociedade moderna promove o individualismo no sentido de uma construção de um percurso de carreira muito específica de cada sujeito. Existindo nesta construção Momentos Decisivos (Fateful Moments) que necessitam de umprocesso de reflexão para serem integrados com sucesso. As narrativas são boas promotoras desse processo de reflexão pois, de acordo com Savickas, ajudam o indivíduo a dar significado e integrar os acontecimentos num todo coerente. A título de exemplo encontram-se algumas exigências que actualmente fazem sentido em termos do mercado de trabalho:
- Desenvolvimento pessoal contínuo
- Necessidadeconstante de auto-actualização
- Mudanças a diversos níveis (emprego, casa…)
- Diversidade de experiências laborais
- Processo dinâmico e não linear (avanços, retrocessos, contratempos…)
Ora no aconselhamento vocacional com jovens adultos existem diferentes abordagens. Uma delas é mais tradicional e visa a aplicação de testes psicométricos destinados a verificar a aptidão para o desempenho dedeterminada tarefa. Outra insere-se mais no contexto das abordagens construtivistas e está relacionada com as narrativas de carreira. Nesta última temos o exemplo da Teoria do Conjunto de Sistemas - Systems Theory Framework onde as escolhas vocacionais são influenciadas pelo Sistema Individual: Sexo, valores, idade, saúde, capacidades, interesses, crenças, etc., pelo Sistema Social: Família,pares, grupos comunitários, local de trabalho, etc., e, pelo Sistema Ambiental: Localização geográfica, mercado de trabalho, decisões políticas, estatuto sócio-económico, mudanças históricas, globalização, etc., têm influência do contexto social e relacional do sujeito, bem com das variáveis pessoais. A Teoria de Construção de Carreira está relacionada com o dar significado e direcção ao seupróprio comportamento vocacional. A teoria pressupõe 3 componentes: Personalidade vocacional, adaptabilidade na carreira e temas de vida.















Como pode então o indivíduo dar coerência às suas narrativas de vida?
Contrapondo-se à posição de Sennett (1998) que afirma que os empregados não são capazes de desenvolver narrativas de identidade coerentes nas condições impostaspelo “capitalismo flexível”, Davadason (2007) argumenta que os jovens adultos constroem coerência juntando episódios de emprego, desemprego e educação nas suas biografias. Assim as narrativas são formadas por pontos críticos e de viragem na história de vida envolvendo períodos de emprego e outros não. Linde (1993) criou o conceito de Estratégias de Coerência definindo diferentes tipos de...
tracking img